15 September 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte publica neste sábado (16) a nomeação de 248 professores do ensino fundamental, aprovados no concurso público regido pelo Edital 01/2021. Desse total, 194 atuarão nas escolas de educação infantil (Emeis) e outros 54 nas escolas de ensino fundamental, sendo 25 professores de matemática; 20 de geografia; cinco de inglês e quatro de educação física. Também serão convocados 20 bibliotecários. A lista completa estará disponível no Diário Oficial do Município.
Os nomeados deverão apresentar a documentação exigida para posse em até 20 dias, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao da publicação da nomeação. As informações estão disponíveis on-line.
De novembro de 2022 até agosto de 2023, 1.687 docentes do mesmo concurso foram chamados.
Distribuição regionalizada de vagas
Pela primeira vez, o processo seletivo para o cargo de professor para a educação infantil ocorreu de maneira regionalizada, com vagas distribuídas em três macrorregiões: Região 1 (Barreiro, Noroeste e Oeste), Região 2 (Centro-sul, Leste e Nordeste) e Região 3 (Norte, Pampulha e Venda-Nova). Para cada localidade, observou-se as cotas para negros e pessoas com deficiência.
+ 500 vagas
Um novo concurso já está em andamento com previsão de 512 vagas distribuídas entre os cargos públicos efetivos de assistente administrativo educacional; professor para a educação infantil; professor municipal de 1º e 2º ciclos; e professor municipal das disciplinas de arte, ciências, história e língua portuguesa.
As inscrições devem ser feitas entre 18 de setembro e 23 de outubro, no site da Fundação Getúlio Vargas, organizadora do concurso. As provas objetiva e discursiva serão aplicadas na capital, no dia 10 de dezembro. Os candidatos aos cargos de professor municipal e de professor para a educação infantil também terão prova de títulos.