30 Abril 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou, nesta quarta-feira (30), o Edital de Patrocínio para empresas interessadas em apoiar a realização do 46° Arraial de Belô, consolidado como a festa mais representativa da cultura junina nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. A iniciativa tem como objetivo aprimorar a qualidade do evento e fortalecer o relacionamento com o mercado. As empresas poderão enviar as propostas, conforme as diretrizes do edital, na sede da Belotur (Rua Espírito Santo, 527, Centro) até 30 de maio, às 17h. A abertura dos envelopes será realizada às 10h de 2 de junho.
A seleção pública dará às empresas selecionadas o direito de associarem as marcas ao festejo junino, aprimorando as estratégias de negócio, estabelecendo vínculos com o público e consolidando a presença no mercado local. O modelo de edital de patrocínio para o Arraial de Belô 2025 apresenta diversas cotas de investimento financeiro. Serão três chancelas de patrocínio, totalizando 8 cotas:
a) Cota Grande Passeio - chancela “Apresenta”: 1 cota disponível, com aporte financeiro mínimo de R$500 mil;
b) Cota Anarriê - chancela “Patrocínio”: 2 cotas disponíveis, com aporte financeiro mínimo de R$250 mil;
c) Cota Balancê - chancela “Apoio”: 5 cotas disponíveis, com aporte financeiro mínimo de R$100 mil;
Entre as contrapartidas, disponibilizadas de acordo com cada cota de patrocínio, estão: divulgação de marcas nas peças de sinalização e comunicação do Arraial de Belo Horizonte 2025; menção das marcas no palco e no tablado de apresentação das quadrilhas pelo mestre de cerimônias; direito de uso da marca do Arraial de Belo Horizonte 2025 para desenvolvimento de ações de comunicação institucional, criação de produtos e brindes; direito de assinaturas de naming rights no Palco Coreto dos shows e no Concurso Prato Junino; entre outras ativações. As ações detalhadas por cada chancela podem ser conferidas no regulamento completo que está disponível no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
“O Arraial de Belô é uma celebração viva da cultura belo-horizontina, que preserva e valoriza as quadrilhas juninas, patrimônios históricos de BH e os grandes protagonistas do evento, e destaca os sabores únicos que consolidaram Belo Horizonte como uma referência mundial na gastronomia, reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia. Pensando na valorização da festa, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, convida empresas que acreditam na força do evento a se unirem a nós na construção desse movimento que abraça várias frentes culturais. Juntos, podemos oferecer uma estrutura acolhedora, sustentável e acessível, garantindo conforto, segurança e encantamento para todos os participantes. Ao apoiar o Arraial, as marcas interessadas terão uma grande visibilidade, criando conexões verdadeiras com o público, abrindo novas portas para negócios e fortalecendo sua presença no mercado, através de um festejo tradicional com quase cinquenta anos de história”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
O Arraial de Belô, reconhecido pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como um dos maiores festejos do período junino, chega à 46ª edição em 2025. Mais uma vez o público será apresentado à tradicional “Experiência Junina Completa”, que inclui o Concurso Municipal de Quadrilhas, os shows musicais, além de diversas atividades gastronômicas. Em breve, serão divulgadas as datas e o local do evento deste ano. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos por meio do endereço eletrônico: editaleventos.belotur@pbh.gov.br.