Pular para o conteúdo principal

Homem com máscara de segurança e luva grafita muro com flores e cores vibrantes, durante o dia.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH prorroga prazo de inscrições para o Concurso Gentileza

criado em - atualizado em
O prazo de inscrições de propostas de arte urbana para o Concurso Gentileza foi prorrogado até o dia 7 de fevereiro, quarta-feira. O projeto, desenvolvido pela  Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (FMC), visa reconhecer, valorizar e potencializar as manifestações artísticas no espaço público do município. As orientações sobre o processo de inscrição estão disponíveis na página Gentileza. A inscrição é gratuita.

Serão selecionadas 40 propostas de murais artísticos de arte urbana apresentadas por artistas individuais, coletivos artísticos ou grupos de artistas. O objetivo é fortalecer e potencializar as manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público de Belo Horizonte, difundir as artes urbanas nas regionais e territórios da cidade, além de reconhecer e valorizar a pluralidade de ações no âmbito das artes urbanas no município. 

Serão aceitas propostas das seguintes linguagens: grafite, estêncil, pintura livre, sticker, lambe-lambe, muralismo, pintura mural, entre outras. Cada proposta selecionada receberá um prêmio de R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais) bem como a outorga de autorização para a execução da pintura do mural artístico de arte urbana em espaço público e/ou privado de acesso público irrestrito. O montante total disponibilizado para o concurso será de R$ 300 mil.

A seleção das propostas será feita por uma Comissão de Habilitação e Seleção, composta por seis membros indicados pela Secretaria Municipal de Cultura. As propostas serão selecionadas com base em cinco critérios: histórico de realizações, portfólio e currículo; exemplaridade da proposta, dimensões compatíveis e originalidade da obra; grau de singularidade do local indicado para o mural artístico; facilidade de acesso pelo público; e forma da expressão cultural, considerando a diversidade de linguagens artísticas.