31 January 2024 -
As famílias de estudantes da Rede Municipal de Educação e da rede parceira que se enquadram nos critérios do Programa Cesta nas Férias terão até o próximo domingo (4), último dia de férias escolares, para realizarem a consulta e retirada do benefício. Com a definição da nova data, a Prefeitura de Belo Horizonte pretende aumentar ainda mais a cobertura do programa, que já foi acessado por mais de 37 mil famílias.
Para retirar as cestas, as famílias devem acessar o site cestaestudantes.pbh.gov.br, informar o CPF e o primeiro nome do responsável pela matrícula do estudante para retirar um voucher, que informará a data e o local para retirada dos alimentos.
A oferta de uma cesta de alimentos básicos, nos períodos de férias escolares, é destinada a estudantes matriculados na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, residentes no município, cujas famílias estejam em situação de pobreza e extrema pobreza, de acordo com dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com faixa de renda mensal de R$ 0 a R$ 218 por pessoa.
Benefício inédito para as famílias
No dia 12 de dezembro, o Prefeito Fuad Noman anunciou, em entrevista, o início do Programa Cesta nas Férias, inédito na cidade. Desde então, as famílias tiveram 45 dias para realizar a consulta das informações e retirada das cestas. Além da disponibilização de informações de forma ampla para a cidade, a Prefeitura realizou comunicações diretas com as famílias, por meio do envio de SMS para as famílias.
As cestas serão entregues duas vezes ao ano, no período de dezembro/janeiro e outra no mês de julho, com um investimento total de R$ 30 milhões até janeiro de 2025.