Pular para o conteúdo principal

PBH propõe alternativas de gestão de resíduos sólidos para comércios da capital
Foto: Amir Martins/PBH

PBH propõe alternativas de gestão de resíduos sólidos para comércios da capital

criado em - atualizado em


A Prefeitura de Belo Horizonte está realizando um trabalho de orientação e conscientização dos responsáveis por estabelecimentos comerciais geradores de grande volume de lixo para redução e reciclagem. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Política Urbana e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), dentro gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, definida pela Lei nº 10.534, de 2012.

A Subsecretaria de Fiscalização (Sufis) estabeleceu nova abordagem durante as ações. Os fiscais orientam os comerciantes sobre soluções para que eles possam desenvolver práticas de gestão dos resíduos, com maior consciência ambiental para a não geração, reutilização e reciclagem dos materiais. Agindo assim, além de agregar valor ao negócio, os empresários podem reduzir os custos com a coleta especial dos resíduos excedentes.

A gestão adequada dos resíduos sólidos prevê a não geração como princípio fundamental e convida o cidadão a repensar as escolhas e atitudes, buscando uma prática cidadã mais sustentável.

Como exemplo, Andrea Froes, fiscal de controle urbanístico e ambiental à frente do projeto, destaca o trabalho realizado em um dos estabelecimentos. Após a abordagem dos fiscais, o proprietário do local abraçou a ideia e adotou nova postura diante da geração de resíduos. Atualmente, ele separa os materiais e faz a destinação mais adequada. Os resíduos orgânicos estão sendo enviados para a compostagem e os resíduos recicláveis para associação de catadores, através da coleta seletiva da SLU. Apenas o que é rejeito é para o aterro sanitário. 

Segundo Andrea Froes, trabalhar a ação fiscal como um instrumento de conscientização é um diferencial no trabalho. “Ter a oportunidade de transformar um grande problema em solução, além de fazer com que o cidadão compreenda o papel de protagonista na construção de uma cidade mais sustentável, humana e feliz é uma realização”, avalia.