Pular para o conteúdo principal

Arte de divulgação
Arte/PBH

PBH promoveu encontros virtuais para servidores durante o mês de agosto

criado em - atualizado em

Servidores e colaboradores da administração municipal participaram de encontros virtuais ao longo do mês de agosto. As atividades foram realizadas pela Prefeitura, por meio do programa Movimenta PBH.

 

A nutrição da mãe e do bebê e a preparação para a amamentação foram os temas do primeiro encontro, em 4 de agosto. O evento fez parte do Agosto Dourado - mês de conscientização sobre o aleitamento materno.

 

Na oportunidade, a nutricionista Fernanda Rabelo conversou com os participantes sobre os desafios encontrados pelas mães. “Nem toda mulher consegue amamentar com facilidade, por isso todo conhecimento ajuda a facilitar esse momento. A mãe deve procurar ajuda e orientação. A Organização Mundial de Saúde orienta que os bebês recebam apenas leite materno até os seis meses de vida. Após esse período, a criança deve receber alimentos saudáveis, mantendo a amamentação até os dois anos ou mais. Sobre a nutrição, uma alimentação saudável e de qualidade é sempre o melhor caminho. O consumo de uma variedade de alimentos é o melhor conselho nutricional que se pode dar”, concluiu Fernanda.

 

Já em 9 de agosto, o coach Alexandre Junqueira falou sobre a gestão do tempo. “Neste evento, falamos sobre a parte comportamental das pessoas. O que afeta a qualidade dos nossos resultados? São as nossas decisões, afetadas pelo estado interno, sentimentos e padrão mental. Temos que ter clareza, organização e conduta sobre o que queremos. Também é importante fazer um checklist das tarefas diárias e semanais. Quando você sente que progrediu em algo, fica mais confiante e isto altera seu estado interno. É bom lembrar que só ter iniciativas não vai garantir a conclusão das tarefas. É preciso manter o foco”, aconselhou.

 

A paternidade foi o tema do bate-papo realizado no dia 19/8. A defensora pública do Estado de Minas Gerais, Flávia Torres, e a psicóloga Renata Rabelo abordaram os desafios em educar os filhos na infância, na adolescência e na vida adulta, bem como o reconhecimento de paternidade e o vínculo socioafetivo. Renata disse que com a chegada dos filhos, muitos homens começam a questionar suas crenças, certezas e posicionamentos. “A paternidade é um período de transformação, de revisão da ideia de masculinidade, dos padrões, da forma de cuidar. Os pais devem buscar informação e se adaptar a essa nova realidade, a esse período sem respostas”, destacou Renata.

 

Para encerrar o ciclo de ações no mês, o programa Movimenta PBH realizou um encontro para tratar sobre alimentação saudável, no dia 25. Conduzido pela nutricionista Cleunice Castro, os tópicos trabalhados foram comer de três em três horas e a alimentação antes e depois da prática de atividade física. “Mostrei também o papel dos nutrientes no desempenho do seu treino e a suplementação. O sedentarismo, aliado à má alimentação, são os principais responsáveis pelas doenças crônicas não transmissíveis. As dietas restritivas não são aconselhadas. O importante é ter uma alimentação equilibrada em macros e micronutrientes, além de balancear os carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais”, finalizou a nutricionista.

 

O programa Movimenta PBH tem por objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental.  Todos os eventos são gravados e estão disponíveis, com material complementar, na plataforma de EAD da Prefeitura.