Pular para o conteúdo principal

PBH promove várias ações de visibilidade no Mês de Conscientização do Autismo
Foto: Adão de Souza/PBH

PBH promove várias ações de visibilidade no Mês de Conscientização do Autismo

criado em - atualizado em

Em referência ao Mês de Conscientização do Autismo e com o intuito de promover a sensibilização da sociedade e a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Belo Horizonte promove e apoia diversas atividades ao longo de abril. Na primeira semana, a sede da Prefeitura de Belo Horizonte estará iluminada de azul, em alusão à cor escolhida nacionalmente para representar esta população. Confira a programação completa

 

Ao longo de todo o mês, diversas atividades culturais e de lazer como rodas de conversa, palestras, exposições, música e cinema comentado serão realizadas. São informações e ações de conscientização sobre o tema, com abordagem em saúde, educação inclusiva, legislação e políticas públicas, apresentadas à sociedade. A programação é uma construção coletiva, coordenada pela Diretoria de Políticas para as Pessoas com Deficiência, ligada à Subsecretaria de Direitos de Cidadania, e pela Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas (CADDA) e organizações parceiras.

 

Como parte da programação, no dia 18, a sede do executivo municipal recebe o Fórum Intersetorial de Atenção Integral à Pessoa com TEA com o tema “Autismo: que a inclusão vire rotina”. O Fórum busca ampliar as discussões sobre o transtorno do espectro autista e elaborar propostas e parcerias a fim de eliminar as barreiras e proporcionar uma sociedade mais equitativa para as pessoas com autismo.

 

O diretor de Políticas para as Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Belo Horizonte, Luiz Villani, destaca a importância da conscientização da população sobre o Transtorno do Espectro Autista, tratamentos e atendimentos necessários, além de informações sobre direitos e as legislações vigentes. “Ainda existem muitas desinformações e preconceitos e, compreender as particularidades do transtorno do espectro autista tornou-se essencial para reduzir a discriminação e promover a inclusão. A falta de informação ainda é uma barreira e impede um futuro mais acessível e equitativo para as pessoas com autismo”.

 

Mês de Conscientização do autismo

 

Em 2007, o dia 2 de abril foi instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, visando a conscientização da população mundial sobre este transtorno e buscando reduzir preconceitos, desinformação e a discriminação.

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento  acometido antes, durante ou logo após o nascimento e que afeta as áreas da socialização, comunicação e do comportamento. Essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis na vida. O diagnóstico precoce, feito por psiquiatra ou neurologista, favorece o tratamento adequado e com melhores resultados.  No Brasil, estima-se uma população de cerca de 2 milhões de pessoas portadoras do TEA.