Pular para o conteúdo principal

Técnica de saúde aplica vacina contra HPV em aluna da Rede Municipal de Ensino.
Foto: Marina Poblet/PBH

PBH promove vacinação contra HPV nas escolas municipais

criado em - atualizado em

Na próxima segunda-feira, 3 de julho, a Prefeitura de Belo Horizonte inicia a intensificação da vacinação contra o HPV nas escolas da Rede Municipal de Educação. A vacinação nas escolas é direcionada para as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 e 14 anos (15 incompletos), que não receberam a vacina HPV, ou que estão com o esquema em atraso. Imagens de vacinação e fonte para a imprensa estarão disponíveis às 9h30, na Escola Municipal Maria Modesta Cravo (Avenida Júlio Otaviano Ferreira, 1.085 – Cidade Nova).

A vacinação será realizada nas 173 escolas da rede municipal e vai até o dia 14 de julho.  Para a ação, estão sendo mobilizados cerca de 120 trabalhadores da saúde municipal. A vacina protege contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18) e tem 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal, que consiste em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.
 

De acordo com o Ministério da Saúde, a definição da faixa etária para a vacinação tem como objetivo proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.
 

 A vacina atua na prevenção do câncer do colo do útero, órgãos genitais femininos, masculinos e boca. Este ano, foram aplicadas 30.983 doses da vacina, sendo que do total, 15.207 em meninos.

 

Para os jovens poderem receber a vacinar nas escolas, a Prefeitura de Belo Horizonte enviou cartas para pais e responsáveis autorizarem a vacinação contra o HPV. São cerca de 35 mil meninos e meninas a serem vacinados. A vacina contra o HPV também está disponível nos Centros de Saúde da capital.