Pular para o conteúdo principal

PBH promove seminários temáticos sobre política cultural e aprendizagens
Foto: Ricardo Laf

PBH promove seminários temáticos sobre política cultural e aprendizagens

criado em - atualizado em

Divulgar, fortalecer, ampliar diálogos e articular as políticas públicas culturais e os processos formativos transversais, presentes em todo Sistema Municipal de Cultura. São esses os principais objetivos da primeira edição da Jornada CULTAA – Cultura e Articulação de Aprendizagens, realizada entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, pela Prefeitura de Belo Horizonte. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura e propõe seminários temáticos com atividades formativas que acontecerão no Teatro Marília, incluindo palestras, apresentações de casos, mesas de debates e apresentação artística. Para participar os interessados podem se inscrever on-line ou no local do evento, no momento do credenciamento. Todas as atividades são gratuitas e a programação está disponível no Portal Belo Horizonte.

A I Jornada CULTAA – Cultura e Articulação de Aprendizagens tem a proposta de lançar luz sobre as articulações realizadas pela Cultura e fomentar diálogos a fim de fortalecer, ampliar e promover maior articulação entre os processos de aprendizagens, as políticas culturais e demais direitos sociais. O evento se desenvolve a partir da perspectiva que entende a Cultura como dimensão estratégica para o desenvolvimento integral e plural dos cidadãos em uma construção coletiva.

Isso porque a Cultura tem papel essencial, por ter grande potencial de ser um centro irradiador, para o desenvolvimento sustentável nas áreas urbanas, a partir de elementos como cidadania, democracia, equidade, diversidade, diálogo intersetorial e planejamento urbano. A proposta da jornada neste sentido é promover os diálogos, reforçar vínculos e articulações com a sociedade civil, organizações públicas, privadas e do terceiro setor de Belo Horizonte.

O evento é voltado para professores, diretores, agentes educativos, técnicos, analistas, arte educadores, agentes públicos ou pessoas interessadas nos campos da educação, cultura, assistência social e demais interessados. Para viabilizar essas reflexões, as atividades do evento estão estruturadas em dois eixos: a Diversidade Cultural e Promoção de Direitos, e os Direitos Culturais, Saberes Acadêmicos e Saberes Praticados.

O eixo da Diversidade Cultural e Promoção de Direitos busca refletir sobre a articulação da Cultura com as demais políticas públicas setoriais de Belo Horizonte, tendo como norte uma cidade viva, alegre e possível por meio da sua diversidade cultural.

Já o eixo Direitos Culturais, Saberes Acadêmicos e Saberes Praticados, vai debater sobre o enlace entre os direitos culturais, os saberes acadêmicos, os saberes praticados e seus entrelaçamentos, a partir de um processo educativo, em que as atividades culturais contribuem para transformar a experiência em significado.

Serviço
I Jornada CULTAA – Cultura e Articulação de Aprendizagens
Data: Dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro
Local: Teatro Marília
Inscrições e programação completa disponíveis no site Portal Belo Horizonte - portalbelohorizonte.com.br/zonaculturalpracadaestacao.