Pular para o conteúdo principal

PBH promove nova etapa de obras do Vila Viva Morro das Pedras
Divulgação/PBH

PBH promove nova etapa de obras do Vila Viva Morro das Pedras

criado em - atualizado em

O Programa Vila Viva terá mais uma etapa de melhorias no Morro das Pedras, Oeste da capital. No novo conjunto de obras está prevista a remoção de moradias, abertura da rua da Pedreira (entre as ruas Luiz e Braz), urbanização do Beco União, muros de contenção para eliminar/minimizar risco geológico e requalificação ambiental da encosta que fica entre as ruas da Pedreira e Luiz. Essas obras favorecem a mobilidade urbana e garantem mais segurança às famílias, promovendo uma melhor prestação dos serviços públicos. Para a execução das obras da nova etapa serão destinados aproximadamente R$ 6 milhões, provenientes de recursos federais obtidos por meio do Orçamento Geral da União.

 

Além das adequações viárias, o empreendimento abrange a criação de espaços de convivência, esporte e lazer, como o campo de futebol da comunidade que será revitalizado e ganhará alambrados, traves em tubo metálico, portões para acesso, academia a céu aberto e poste de iluminação. O projeto também prevê uma área com função de praça e mirante que prevê a implantação de espaço de convivência e brinquedos infantis.

 

Todas as melhorias foram apresentadas aos moradores do aglomerado em uma reunião com a equipe da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel). O encontro contou com a apresentação dos empreendimentos previstos, esclarecimento de dúvidas e formação dos Grupos de Referência (GR) para acompanhamento das obras e ações que darão continuidade à segunda fase do Programa.

 

A coordenadora social da Urbel que acompanha o Vila Viva no Morro das Pedras, Wanja Filgueiras, destacou a importância da continuidade do Programa. “Esse conjunto de intervenções são estudadas e planejadas de acordo com a realidade e necessidades de cada local, promovendo reestruturação urbanística, ambiental e desenvolvimento social. No Morro das Pedras, o Vila Viva já trouxe conquistas muito importantes para a comunidade. E com esses empreendimentos complementares poderemos propiciar ainda mais benefícios e melhoria de qualidade de vida para os moradores”, disse.

 

Vila Viva

 

Além do Morro das Pedras, o Vila Viva está sendo realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em diversas comunidades de BH, como Serra, Santa Lúcia, Taquaril, Pedreira Prado Lopes  e São Tomás / Aeroporto.

 

O Programa inclui obras de saneamento, remoção de famílias, construção de unidades habitacionais, erradicação de áreas de risco, reestruturação do sistema viário, urbanização de becos, além de implantação de parques e equipamentos para a prática de esportes e lazer. O trabalho social engloba ações de desenvolvimento comunitário, educação sanitária e ambiental e criação de alternativas de geração de trabalho e renda. Após o término da urbanização do local, a parte jurídica é implementada para que a área possa ser legalizada, com emissão das escrituras dos lotes aos ocupantes.