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Agente de trânsito na esquina e carros em trânsito na rua, no bairro Castelo, durante o dia.
Foto: Gilvan Marçal/PBH

PBH promove melhorias no transporte e trânsito com a participação da comunidade

criado em - atualizado em

O engenheiro civil e morador do bairro Castelo, Jairo Roberto Fernandes, que acessa quase todos os dias a avenida Tancredo Neves e a avenida dos Engenheiros, percebeu como o trânsito melhorou depois da implantação da nova alça que liga as duas avenidas. Jairo também aprovou a nova linha 5203, em substituição à 1404 B. “Ao permitir que a 5203 utilize as faixas exclusivas da avenida Pedro II, o deslocamento até a região Central ficou muito mais rápido”, considerou.    

 

Essas medidas, que fazem parte das intervenções no trânsito e transporte feitas nos bairros Castelo, Manacás e Santa Terezinha, são exemplos de melhorias promovidas no trânsito e no transporte público com a participação da comunidade. As modificações nesses bairros foram iniciadas em outubro de 2018, atendendo a pedidos da comunidade local, e foram aprovadas em reuniões da Comissão Regional de Transportes e Trânsito. O projeto foi dividido em três etapas e contou com a participação de uma grande equipe da BHTrans.

 

 

Revitalização

Para garantir mais fluidez na circulação e segurança para veículos e pedestres, foram feitas obras físicas e implantada nova sinalização, como semáforos, travessias de pedestres, redutores de velocidade, placas e pintura de solo nas avenidas Tancredo Neves, dos Engenheiros, Miguel Perrela e Altamiro Avelino Soares e entorno. Duas novas linhas de ônibus foram implantadas: a 5033 (Santa Terezinha/Praça da Liberdade via avenida Tancredo Neves) e a 5203 (Castelo/Estrela do Oriente via Manacás), além de melhorias em outras linhas já existentes.

 

A gerente de ação regional Noroeste Pampulha da BHTrans, Maria Inês Franco, explica que os objetivos do projeto foram atingidos. “Melhoramos a acessibilidade, com o aumento de acessos da avenida Presidente Tancredo Neves para o bairro Castelo, e a segurança viária, com a revitalização das faixas de travessia de pedestres. Também garantimos mais fluidez, com a revitalização da pintura de delimitação de faixas de trânsito e implantação de sinalização de proibido estacionar em alguns trechos do corredor, possibilitando um aumento da capacidade da via e melhorias no desempenho operacional do transporte coletivo”, relata.

 

 

O que são as Comissões Regionais de Transportes e Trânsito?

As Comissões Regionais de Transportes e Trânsito são um espaço democrático para a discussão das questões referentes ao transporte público, trânsito, planejamento urbano e participação popular em Belo Horizonte. Os integrantes das são eleitos bienalmente pela comunidade. Com o objetivo de ampliar a participação popular na discussão dos projetos de transportes e trânsito e debater temas de interesse municipal, dois representantes da CRTT têm assento garantido no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (COMURB), que se reúne bimestralmente.

 

 

Como funcionam as CRTTs?

As Comissões Regionais de Transportes e Trânsito promovem reuniões, que podem ser ordinárias, realizadas uma vez por mês, e extraordinárias, realizadas em momento distinto do previsto para as reuniões ordinárias. As reuniões são abertas a quaisquer pessoas interessadas, que podem manifestar sua opinião, respeitada a pauta da reunião. As Comissões reúnem-se com a comunidade, Prefeitura e BHTrans mensalmente. Nessas reuniões são recebidas as reivindicações, discutidas e encaminhadas as soluções de cada regional do Município de Belo Horizonte. As reivindicações específicas de melhorias referentes a transporte e trânsito apresentadas pela comunidade nas CRTTs devem ser feitas por escrito e são avaliadas e discutidas pelo Poder Público. As respostas são apresentadas por escrito nas reuniões ordinárias e extraordinárias subsequentes, podendo ser acompanhadas pelo relatório mensal da CRTT.

 

 

06/08/2019. Moradores aprovam projeto bairro Castelo. Fotos: Divulgação/BHTrans