Pular para o conteúdo principal

PBH promove evento para estreitar relações com parceiros internacionais
Foto: Divulgação/PBH

PBH promove evento para estreitar relações com parceiros internacionais

criado em - atualizado em

O município realizou, no último dia 3, o evento Diálogos Internacionais: Corpo Consular e Prefeitura de Belo Horizonte. Os Diálogos Internacionais são rodadas de conexão e trocas de conhecimento, promovidas pela Diretoria de Relações Internacionais da PBH, com o objetivo de fomentar e reforçar o relacionamento entre a administração e os parceiros internacionais estratégicos do município, mobilizando eixos do plano de ação da Subsecretaria de Assuntos e Investimentos Estratégicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. 

No evento realizado de forma on-line, o vice-prefeito Fuad Noman realizou a abertura dos trabalhos ao lado do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Chaves Beato Filho. “É uma satisfação estar neste evento [...] conversando com os diversos representantes de países amigos que estão em Belo Horizonte. Nossa expectativa é de que possamos trocar conhecimento para ampliar as oportunidades internacionais da cidade”, afirmou Fuad Noman.

Dedicado ao Corpo Consular do município, a agenda contou com a presença de 17 consulados com sede no município, bem como com a presença de secretários municipais convidados, a equipe da Diretoria de Relações Internacionais e a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Cristiane Amaral Serpa.

“Apresentamos ações que acreditamos realizar um diálogo importante com a atuação dos consulados em Belo Horizonte e que permitam parcerias com eles para avançarmos ao longo deste ano”, destacou a secretária. 

O debate reforçou a expectativa de um relacionamento mais próximo e duradouro entre as partes além de uma troca ativa de ideias e pautas executivas.
 
A Prefeitura de Belo Horizonte dá continuidade à uma estrutura de cooperação internacional em diversas áreas, como economia, comércio exterior, desenvolvimento sustentável, economia criativa e cultura. Ainda foram apresentados os principais programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e um panorama detalhado da estratégia de internacionalização do município.

“A estratégia de internacionalização do município envolve, de uma maneira muito organizada, a ativação dos nossos parceiros estratégicos. A abertura deste espaço quer mobilizar as melhores formas de contribuição mútua entre nós, realizando a agenda de interesse do município e trazendo resultados positivos no desenvolvimento da cidade e no atendimento ao cidadão”, disse o diretor de Relações Internacionais da Prefeitura, Bernardo Ribeiro. 

O evento faz parte do calendário anual de encontros oficiais para promoção de oportunidades com potencial de internacionalização pela Prefeitura. A agenda ainda deverá realizar um encontro com as Câmaras Internacionais de Comércio do município e com os representantes de universidades e centros de pesquisa internacionais da cidade.

"Tivemos a oportunidade de ouvir sugestões muito ricas que construíram uma pauta estruturada de questões que posteriormente a Prefeitura irá desenvolver com cada um dos consulados participantes. Ficamos gratos pela oportunidade de colher boas ideias e com as possibilidades para desenvolver ao lado desses países amigos”, concluiu Claudio Beato.