Pular para o conteúdo principal

Nove pessoas compondo a mesa de abertura da Conferência de Igualdade Racial; com destaque para a secretária municipal de Políticas Sociais Maíra Colares de pé, ao centro.
Foto: Divulgação/PBH

PBH promove Conferência sobre Igualdade Racial

criado em - atualizado em

Com o tema “Belo Horizonte Promovendo a Igualdade Racial: por nenhum direito a menos”, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou a IV Conferência Municipal de Igualdade Racial, nos dias 29 e 30 de julho. A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania e da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes.
 

Antes da Conferência, foram realizados quatro eventos preparatórios nas nove regionais do município. Tais atividades explicitaram as características de cada área da cidade, contando com a participação marcante do movimento negro, cigano, indígena e quilombola, o que demonstrou a força da diversidade racial de Belo Horizonte.
 

Na mesa de abertura da Conferência, a secretária municipal de Políticas Sociais, Maíra Colares, enfatizou a pertinência da presença de uma Coordenadoria temática na cidade. “No início da gestão, percebemos uma Coordenadoria muito atuante e articulada com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, e que pautou cotidianamente a realização desta Conferência, pois era preciso manter o histórico de luta e resistência já existente nesta Coordenadoria. Ouvimos aqui a culminância de muitas vozes que pedem a construção e a defesa intersetorial de direitos em nossa cidade.”
 

A Conferência deste ano teve também uma conotação simbólica, pois marcou a comemoração dos 19 anos da instituição de políticas públicas de promoção da igualdade racial no município. O vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, destacou o compromisso da atual gestão com a continuidade das ações, a partir do diálogo com a sociedade. “Nossa administração é pautada na abertura do diálogo com os movimentos sociais. Queremos compreender o que a população realmente quer ver nesta cidade. Com esta escuta e com um olhar respeitoso, vamos construir políticas públicas que realmente atendam à expectativa da sociedade” garantiu o vice-prefeito.
 

As propostas aprovadas serão apresentadas na Conferência Estadual e defendidas pelos delegados eleitos. Makota Kisandembu, Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, reconheceu a importância do trabalho integrado dos colaboradores da Prefeitura para a realização do evento: “Não seria possível realizar essa atividade sem o empenho dos trabalhadores das regionais e da Secretaria Municipal de Políticas Sociais. Eles são nossos parceiros na construção de ações que buscam eliminar a discriminação racial em Belo Horizonte, tornando a cidade um território de todos e para todos.”