Pular para o conteúdo principal

PBH promove capacitação sobre prevenção às arboviroses para professores
Divulgação/PBH

PBH promove capacitação sobre prevenção às arboviroses para professores

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove nesta quarta-feira (9) uma capacitação sobre prevenção à dengue, zika e chikungunya, além de outras zoonoses – doenças infecciosas transmissíveis de animais para seres humanos –, para educadores da Rede Municipal de Ensino da capital. A iniciativa tem como objetivo repassar orientações aos professores, para que esses profissionais abordem os temas durante as aulas e auxiliem na conscientização de alunos. 

Os estudantes atuam como multiplicadores, repassando as informações aprendidas aos pais, irmãos e demais familiares. Por isso, a importância da capacitação dos educadores. O encontro contará com a participação de 120 professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). São profissionais de todas as regionais do município, divididos em dois turnos, para garantir melhor interação e troca de experiências entre os participantes. 

O conteúdo da capacitação será ministrado pelas equipes de Zoonoses e do Programa EcoEscola, garantindo que os educadores recebam informações atualizadas e relevantes para as práticas pedagógicas. A ação é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação e faz parte das estratégias do projeto EducaZoo, que busca sensibilizar e educar a comunidade escolar. 

EducaZoo 

O projeto EducaZoo foi implantado em 2023 e tem como objetivo sensibilizar os estudantes quanto às medidas de controle e prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya, além da raiva, leishmaniose, esporotricose e febre maculosa. E, com isso, intensificar o controle de zoonoses e a prevenção dessas doenças em pessoas e animais. 

A abordagem a esses assuntos é realizada em salas de aula e de forma divertida e descontraída, com jogos de trilha do saber e memória, dominós, cruzadinhas e caça-palavras.