Pular para o conteúdo principal

PBH promove capacitação de servidores sobre gestão previdenciária
Foto: SMPOG / Divulgação

PBH promove capacitação de servidores sobre gestão previdenciária

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promoveu, nos dias 30 de junho e 1º de julho, o curso Custeio e Benefícios Previdenciários dos Regimes Próprios de Previdência Social. Voltada a servidores que atuam na área de gestão previdenciária da Prefeitura, a capacitação, coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, foi ministrada pelo professor Marcus Evandro Giarola, especialista em administração pública e assessor jurídico da Associação Paranaense de Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios.

O curso abordou a evolução histórica dos benefícios previdenciários desde a Constituição de 1988, passando pelas reformas constitucionais de 1998, 2003 e 2005. Também foi tratada a reforma previdenciária mais recente instituída pela Emenda Constitucional 103 de 2019 e seus impactos nos regimes de previdência.

De acordo com a Diretora Central de Concessão de Benefícios Previdenciários, Roberta Senna, o objetivo do curso foi promover a capacitação da equipe técnica e gestores da previdência municipal para fazer frente às recentes e constantes mudanças na legislação previdenciária.

Os participantes aprovaram a iniciativa, que contribuirá nas constantes melhorias realizadas pela pasta para otimizar as rotinas de trabalho. “A formação foi muito enriquecedora. O curso trouxe temas extremamente relevantes e atualizados com muita clareza e didática”, disse a servidora Cristina Santos.

Nazaré Chagas, que atua na Coordenação de Contagem de Tempo para Aposentadoria, também validou o conteúdo proposto. “O treinamento  nos permitiu ampliar nosso conhecimento de um modo produtivo e esclarecedor”, relatou a funcionária pública.