3 November 2025  -  
A Prefeitura de Belo Horizonte está promovendo a formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa faz parte do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA, publicado pelo governo federal em 2024 e assinado pela PBH. Atualmente, dos 7 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino (RME), 2,5 mil estão em processo de alfabetização. 
A formação dos professores ocorre em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição escolhida pelo Ministério da Educação. A UFPB oferece a capacitação a dois formadores regionais que repassam, mensalmente, as informações à Coordenação da EJA na Secretaria Municipal de Educação (Smed). 
Em seguida, a (Smed) se reúne com os professores multiplicadores, que têm a função de transmitir o conteúdo aos 332 educadores de turmas com alunos em processo de alfabetização na RME. 
Efeitos
A Smed é representada na formação por Joanna de Castro Magalhães Assenção, referência em alfabetização na equipe pedagógica que compõe a Coordenação da EJA. Ela é quem se reúne com os professores multiplicadores para conectar a formação recebida pela UFPB ao contexto e necessidades da RME 
Os efeitos já são percebidos nas escolas municipais. Ágata Ferreira Ramalho de Oliveira, professora multiplicadora, destaca que formação tem sido essencial para aumentar o engajamento dos educandos no processo de aprendizagem. “A alfabetização deixa de ser um esforço abstrato e se torna uma ferramenta poderosa e concreta de transformação e empoderamento”, afirma.
Profissional da área de serviços gerais, Dinalva da Costa Farias é uma das educandas que estão sendo alfabetizadas na EJA. “Estou gostando demais de estudar, aprendendo cada vez mais. A escola está sendo fundamental para mim”, comemora. Rosilene Maria Fortunato é colega de Dinalva na escola e aluna de Ágata. “É muito gratificante ver como a gente entrou e como a gente está hoje em dia. Todos, mesmo, sentimos a grande diferença”, afirma.
 
