17 Fevereiro 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), vai capacitar mais de mil educadores da Rede Municipal de Educação (RME), por meio do programa Liga STEAM. A iniciativa promove a formação de professores para disseminar a abordagem STEAM, que integra os ensinos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, incentivando práticas inovadoras em sala de aula.
Com a assinatura do termo de parceria em 2024, Belo Horizonte se tornou a primeira capital brasileira a aderir ao programa, que já beneficiou mais de 15 mil educadores em diversas cidades do país.
O lançamento do programa aconteceu na sexta-feira (14) reunindo representantes das escolas municipais e parte do corpo docente. A formação, com carga de 50 horas, será realizada no ambiente virtual de aprendizagem da Prefeitura de Belo Horizonte de março a junho, com a apresentação dos projetos desenvolvidos.
“Sem uma educação bem estruturada e relevante, não há como estimular verdadeiramente o interesse e o desenvolvimento dos estudantes”, afirmou o secretário municipal de Educação, Bruno Barral.
Ele ressaltou que o programa Liga STEAM se soma a outros projetos inovadores da RME, como o Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), o Kit Literário, o Cantinho de Leitura e a Cantata, fortalecendo Belo Horizonte como referência nacional em políticas públicas educacionais.
“Belo Horizonte tem uma estrutura de ensino que se equipara às melhores instituições privadas. Mas a educação vai além das instalações, ela é feita por profissionais qualificados. Por isso, estamos investindo na capacitação contínua dos nossos professores, pois temos a responsabilidade de formar crianças, jovens e adultos com qualidade e inovação”, destacou.
Liga STEAM é uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal que busca disseminar a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na educação brasileira, com chancela do Ministério da Educação (MEC). Em parceria com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional, promove a formação gratuita de professores, premiando iniciativas e incentivando a aplicação desse modelo de ensino nas comunidades.