7 Maio 2024 -
Belo Horizonte prepara-se para sediar a 15ª Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de maio, no Expominas (av. Amazonas, 6200- Gameleira). Com a participação de expositores de mais de 150 municípios, o evento tem como objetivo principal ampliar o mercado para os agricultores familiares, promovendo a produção e o consumo de alimentos saudáveis e seguros em todo o estado.
Nesta edição, a Prefeitura de Belo Horizonte promoverá diversas ações voltadas para o fortalecimento da agricultura urbana e o apoio aos agricultores familiares. Em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e outros apoiadores da Agricultura Familiar, a PBH busca contribuir para o desenvolvimento destes modos de produção, gerando impacto social, ambiental e econômico.
Além de ser um espaço para exposição e venda de produtos, a feira oferecerá palestras e oficinas voltadas para os agricultores. Compõem a programação atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, que realiza ações de Educação Alimentar e Nutricional, uma mostra de produtos da Agricultura Urbana, o "3º Encontro da agricultura familiar: fortalecendo os mercados institucionais (PAA e PNAE)", e a apresentação do Teatro de Mobilização Social (MOBS) com as esquetes "Cores de Comer" e "Grito Verde".
A Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de conscientização e promoção da vida saudável, como a proposta de cultivo como prática terapêutica, prevenção ao uso do tabaco e oficinas de Lian Gong. Ja a Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresenta ações da Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos e a Guarda Municipal participa com a apresentação da sua banda de música.
Política Municipal
A Prefeitura de Belo Horizonte vem desempenhando um papel fundamental no fortalecimento da agricultura familiar e urbana. Por meio de editais periódicos, são credenciadas organizações formais de agricultores para aquisição de alimentos destinados à merenda escolar da rede municipal e parceiras, bem como agricultores individuais para fornecimento ao Banco de Alimentos e Restaurantes Populares por meio do Programa de Aquisição de Alimentos.
Em 2023, o Decreto Municipal 18.385 regulamentou a Política de Apoio à Agricultura Urbana. Esta política estabelece estratégias integradas de incentivo à produção, formação, consumo e comercialização de alimentos na cidade, já dedicando mais de 100 mil metros quadrados à agricultura urbana. Dentre os objetivos da Política Municipal de Apoio à Agricultura Urbana estão o incentivo e a ampliação das iniciativas de produção agroecológica e difusão da agroecologia em Belo Horizonte em diálogo com iniciativas de promoção da agricultura familiar, o apoio à gestão dos resíduos sólidos orgânicos por meio de compostagem doméstica, comunitária e institucional.