Pular para o conteúdo principal

Parte lateral do Museu de Arte da Pampulha, com árvores e lagoa da Pampulha à esquerda, durante o dia.
Foto: Breno Pataro/PBH

PBH promove 1º Fórum Regional de Gestores da Juventude

25/07/2017 | 16:41 | atualizado em 28/07/2017 | 07:52

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, dias 25 e 26 de julho, o 1º Fórum Regional Sudeste de Gestores Municipais de Políticas de Juventude. O encontro, que teve o primeiro dia de atividades realizadas na sede da PBH, prossegue dia com debates e apresentações de trabalhos, no Museu de Arte da Pampulha.

 

Participaram da mesa de abertura do Fórum o vice-prefeito Paulo Lamac, a secretária municipal de Políticas Sociais, Maíra Colares, e o coordenador municipal da Juventude de Belo Horizonte, Vítor Diniz.

 

O vice-prefeito destacou a importância de ter a capital mineira como a sede da primeira reunião dos gestores municipais de Juventude. “Belo Horizonte possui diversos equipamentos, nas áreas cultural e esportivas, voltados aos jovens. O Fórum cumpre um papel essencial que é de aglutinar debates de diversos temas que são de extrema importância à juventude, em BH e nas cidades participantes do encontro regional”, afirmou Paulo Lamac.

 

Maíra Colares lembrou que o encontro regional serve também para o relato de ações implementadas em áreas como cultura, esporte, educação, assistência social e inserção no mercado de trabalho. “Ao compartilharmos as experiências vivenciadas das cidades participantes, contribuímos para a construção de políticas públicas mais eficientes voltadas à Juventude”, disse a secretária municipal.

 

Para Vítor Diniz, a elaboração de políticas públicas que têm o público jovem como alvo ainda é incipiente no Brasil. “Não são todos os municípios brasileiros que possuem um órgão voltado exclusivamente à coordenação de políticas públicas para os jovens, da forma como existe em Belo Horizonte. Por isso é importante pensar a política para a juventude como uma política transformadora e estratégica”, afirmou.

 

Debates


No primeiro dia de encontro regional, os gestores municipais do Sudeste assistiram às apresentações de trabalhos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Fundação João Pinheiro e da Universidade Estadual de Minas Gerais, além de conhecerem a estrutura e as ações realizadas pelo Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte.

 

Na quarta-feira, dia 26, os participantes do Fórum vão ao Museu de Arte da Pampulha, onde assistirão às apresentações dos trabalhos municipais de Políticas Públicas da Juventude, além de se articularem para a atuação junto aos programas do Governo Federal e, ainda, para a participação no Fórum Nacional da Juventude, previsto para acontecer neste segundo semestre.