9 August 2023 -
Para ampliar e garantir a assistência médica aos usuários, a Prefeitura de Belo Horizonte aderiu ao edital do Ministério da Saúde e, após análise e autorização, poderá contar com mais 54 profissionais do Programa Mais Médicos. Eles vão integrar as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que atuam exclusivamente nos centros de saúde.
Os novos médicos devem se apresentar ao município a partir de outubro de 2023. O contrato tem validade de quatro anos e pode ser prorrogado por igual período, garantindo, assim, a fixação do profissional na rede SUS-BH durante esse tempo. Com esse novo incremento, serão 91 profissionais vinculados aos programas ministeriais de provimento médico.
Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, esse reforço será fundamental para manter o cuidado da população. “A dificuldade de contratação de profissionais é uma realidade e não acontece só em Belo Horizonte. Então, os novos médicos chegarão para fortalecer a nossa rede e garantir o bom atendimento dos usuários. Somado a isso, seguimos trabalhando para manter as equipes o mais completas possível”.
Serão avaliados três aspectos para o direcionamento dos novos profissionais aos centros de saúde:
- regionais que concentram o maior déficit de profissionais;
- número de dias com equipes incompletas;
- classificação dos centros de saúde, sendo priorizados os de maior índice de vulnerabilidade social.
Para essa definição e encaminhamento, a Secretaria Municipal de Saúde conta com uma comissão específica, com representantes de diversas áreas técnicas. Esse grupo analisará a situação e a realidade de cada uma das unidades e, alinhado aos critérios definidos pelo Ministério da Saúde, definirá qual será a locação para esses médicos.