26 September 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte vai participar da Conferência Internacional sobre teoria e prática de Governança Eletrônica (International Conference on Theory and Practice of Electronic Governance) - ICEGOV 2023, que acontecerá de 26 a 29 de setembro na capital. O município será representado pelo presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), Jean Mattos, que participará de painéis para debater inclusão e governança digital, apresentando as experiências da Prefeitura. A abertura do evento ocorre nesta terça-feira (26), às 19h, no Sesc Palladium.
Nesta quarta-feira (27), a PBH vai participar de dois painéis. O primeiro, às 9h, debaterá sobre automação no governo e o segundo, às 14h, organizado pela ONU Habitat, debaterá as capacidades necessárias para adoção de Inteligência Artificial e fortalecimento da governança em governos locais.
O evento tem como tema Governança Digital para Sociedades Democráticas, Equitativas e Inclusivas e reunirá representantes de governos, organizações internacionais, universidades e da sociedade civil para debater experiências e práticas mais recentes de governança eletrônica.
“Teremos a oportunidade de dialogar com especialistas que são referências internacionais nestes temas, além de contribuir com o debate com a visão, desafios e resultados de Belo Horizonte que possui uma experiência de destaque em governo e inclusão digital, com melhoria de serviços ao cidadão como parte de sua agenda estratégica”, enfatizou Jean Mattos.
A Prefeitura tem investido em iniciativas de governo eletrônico (ou digital) para incluir digitalmente a população. São iniciativas voltadas para tornar a administração pública mais eficiente, responsiva e inclusiva por meio da tecnologia e uso de dados, mas acima de tudo tornando mais simples, menos burocrático e mais digital o acesso e entrega de serviços ao cidadão.
Atualmente, a PBH oferece no Portal, 1.377 serviços, com mais de 900 deles em formato digital, o que facilita a vida do cidadão e do próprio servidor da PBH, contribuindo para a rapidez e resolutividade das demandas. “Além do mais, estamos incluindo a população mais vulnerável, ao oferecer a internet gratuita em larga escala nas 218 vilas e favelas na cidade fazem parte dos mais de 3.700 pontos de Wi-Fi público, cursos de capacitação em TI a distância e presenciais, o que favorece o empreendedorismo e a geração de renda. Da mesma forma, a Governança Digital, temática central da conferência, merece destaque na agenda municipal com a instituição do Guia Governança de TIC da Prefeitura”, comenta Mattos