Pular para o conteúdo principal

PBH participa de fórum sobre terreno do antigo Aeroporto Carlos Prates
Foto: Amir Martins Drone/PBH

PBH participa de fórum sobre terreno do antigo Aeroporto Carlos Prates

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, representada pela Secretaria de Política Urbana (SMPU), apresentou no Fórum Imóvel da Gente: democratizando o terreno do antigo Aeroporto Carlos Prates, realizado nessa sexta-feira (12), as propostas para utilização da área. O evento, de iniciativa da Câmara dos Deputados, contou com a presença da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), de representantes dos moradores locais e movimentos de luta pela moradia e de outras autoridades. 

Foi assinado em fevereiro um Acordo de Cooperação Técnica entre PBH e o Governo Federal que visa o estabelecimento de diretrizes de ocupação para a área em questão, transformando-a num espaço que permita a geração de novas unidades habitacionais de interesse social, mas que também beneficie a população que já reside na região. 

Durante o fórum, a Subsecretaria de Planejamento Urbano (Suplan) apresentou detalhes da proposta em construção para a democratização do terreno do antigo Aeroporto Carlos Prates. Estudos técnicos estão sendo realizados para garantir que o desenvolvimento ocorra com o mínimo impacto e traga o máximo de benefícios para os moradores atuais e futuros. 

Pedro Maciel, subsecretário de Planejamento Urbano, ressalta o caráter desafiador do projeto. “É uma área de 540 mil m², que exige muita responsabilidade e seriedade no desenvolvimento das diretrizes de ocupação para o novo bairro. No âmbito deste acordo firmado com a União serão discutidas, de forma técnica, soluções para desafios importantíssimos como mobilidade, meio ambiente, sustentabilidade, equipamentos públicos e produção habitacional de interesse social. O novo bairro deverá ser vibrante, diverso e totalmente integrado à malha urbana já existente.” 

A SPU confirmou o encerramento em definitivo das atividades do aeroporto e delineou um panorama de curto prazo viabilização de quatro novos equipamentos públicos: uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Esses equipamentos deverão estar disponíveis para a população local em um futuro próximo. Além disso, o Parque Maria do Socorro, que já está sob a administração municipal, está com as obras de revitalização a todo vapor, prometendo um espaço verde renovado para o lazer dos cidadãos muito em breve.

A Prefeitura de Belo Horizonte está comprometida com a melhoria contínua da qualidade de vida na cidade e este projeto é um passo significativo nessa direção.