Pular para o conteúdo principal

PBH participa de elaboração das estratégias federais para manejo do fogo
Daniel Almeida Rocha

PBH participa de elaboração das estratégias federais para manejo do fogo

criado em - atualizado em

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte participou do 3º Workshop para Construção da Estratégia Federal de Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo (MIF), realizado em Brasília, de 7 a 9 de novembro de 2023. O objetivo foi debater sobre o cenário e os desafios das iniciativas de voluntariado no MIF nos mais diversos biomas do país. Mais de 70 profissionais e voluntários de todo o Brasil trabalharam em mais uma etapa de esforços para a construção de uma estratégia que orientará o tema em nível federal nos próximos anos. A ideia é estruturar, fortalecer, qualificar e integrar a rede de esforços de prevenção e combate a incêndios florestais nas unidades de conservação federais, estaduais e municipais. 

O evento faz parte de um ciclo de workshops iniciado em abril de 2023, para construir uma política pública com a participação do governo, sociedade civil e representações dos voluntários que atuam com Manejo Integrado do Fogo no Brasil. A intenção é que a legislação reconheça e valorize os grupos voluntários, contemplando diretrizes de atuações alinhadas às possibilidades e realidades de cada organização. 

A programação contemplou a apresentação de resultados dos estudos realizados pela equipe e produzidos nos dois últimos workshops, realizados em abril e junho de 2023. Também integraram as atividades discussões sobre conceitos, aspectos jurídicos e financeiros, o papel institucional dos envolvidos e sobre as particularidades de cada território, região do país, considerando as iniciativas voluntárias de prevenção e combate a incêndios florestais e outras ações de conservação.

Daniel de Almeida Rocha, coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da FPMZB, representante da instituição no evento, destaca a importância da iniciativa. “Por reunir técnicos com vasta experiência na Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, das diversas regiões do país, um evento como este ajuda a integrar saberes tradicionais e científicos, promovendo também a reflexão sobre as inúmeras particularidades dos múltiplos territórios do ‘continente’ Brasil e isso contribui para o alinhamento da Gestão do Fogo nas esferas governamentais,  integrando o Voluntariado nas ações do Manejo Integrado do Fogo. O evento também ajuda a reconhecer e valorizar as iniciativas já identificadas e, ainda, fomenta outras tantas também necessárias”.

Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo

O evento faz parte de um projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE) e da agenda do projeto Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo – MIF, iniciativa que visa apoiar a estruturação de uma estratégia federal de voluntariado no manejo integrado do fogo no país. A ação tem abrangência nacional, com potencial de contribuição junto ao sistema de unidades de conservação (UCs) e seu entorno, terras indígenas e territórios quilombolas, além de elementos integradores de paisagem como reservas legais e áreas de preservação permanente, no âmbito das propriedades particulares.

O projeto  tem como parceiros a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Coordenação de Manejo Integrado do Fogo (CMIF) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

FPMZB e os esforços no combate a incêndios florestais em BH e MG

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica realiza, de forma contínua, ações preventivas contra os incêndios em vegetação nas suas unidades. Nos meses de maio a julho, elas são intensificadas para o enfrentamento do período de estiagem. Além da realização dos cursos de capacitação de Brigadistas Florestais, atividade que já qualificou mais de mil pessoas, a FPMZB promove também ações destinadas ao manejo específico das áreas verdes, como a realização de aceiros – faixas de solo exposto, sem vegetação, com o intuito de dificultar ou até mesmo impedir a propagação do fogo, podendo também serem utilizados como vias de acesso pelos Brigadistas, no caso das operações de combate.

Outra ação importante é a retirada do lixo, muitas vezes descartados dentro e nas bordas das unidades, e a gestão dos resíduos orgânicos como folhas e galhos secos que muitas vezes são queimados próximos às áreas verdes dos parques, podendo causar incêndios. Paralelamente, a FPMZB realiza campanhas de educação ambiental junto à população dentro e no entorno dos parques.

Parcerias garantem a capacitação de voluntários 

Nos últimos cinco anos, a Fundação já promoveu a formação de mais de 1000 pessoas que estão aptas a atuarem no combate a incêndios em vegetação. As capacitações são realizadas em parceria com o Instituto Estadual de Florestas - IEF, com a ONG Brigada 1 – B1 e com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG. A Fundação desenvolve ainda uma parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, por meio do Projeto Revitalizar, que promove a formação de cidadãos infratores em Agentes Ambientais.

Plano de combate a incêndios florestais

A manutenção dessa Rede de Colaboradores é planejada pela FPMZB anualmente e compõe o Plano Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais - PIPCIF dos parques municipais da capital mineira. Tal documento prevê a formação anual de novos Brigadistas, treinamento contínuo de equipes, fortalecimento dos sistemas de comunicação entre os órgãos parceiros, mapeamento e monitoramento das áreas críticas, mapeamento de toda a infraestrutura disponível para combate nos parques e nas áreas adjacentes e a realização de ações preventivas para enfrentamento do período da estiagem.

A FPMZB mantém ainda um acordo com a Vale que contempla a compra de equipamentos e ferramentas destinados às ações de prevenção e combate a incêndios em vegetação, além da instalação – já concluída – e a manutenção e operação de 19 aspersores na crista do paredão do Parque Municipal da Serra do Curral, que auxiliam na proteção dos recursos naturais presentes na região e que compõem a área do Corredor Ecológico Espinhaço-Serra do Curral.