Pular para o conteúdo principal

PBH participa de avaliação internacional de uso de dados
Rodrigo Clemente/PBH

PBH participa de avaliação internacional de uso de dados

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu a Bloomberg Philanthropies para avaliação do uso de dados e os serviços digitais oferecidos pelo município. A empresa internacional avalia a qualidade da prestação de serviços utilizando tecnologia para reconhecer as melhorias iniciativas. O prefeito Fuad Noman se reuniu com os representantes da Bloomberg, reforçando o empenho com a transformação digital e modernização do serviço para melhorar a qualidade de vida da capital.

“Temos nos esforçado para implementar uma cultura de dados dentro da Prefeitura, disponibilizando ferramentas e cursos, como as soluções de inteligência artificial do Google e os vários seminários realizados acerca do tema, incentivamos a troca de dados entre as pastas e agora contamos com o data lake, que organiza e estrutura todas essas informações. Acreditamos que a tecnologia é um bem importante para encurtar o tempo de demandas, agilizando e aprimorando nossa capacidade de resposta, mas tudo isso é realizado pensando no resultado lá na ponta, no cidadão e em como isso pode melhorar a vida dele e o relacionamento com a prefeitura”, destacou o prefeito.

Durante o encontro, a PBH apresentou as iniciativas e estruturas utilizadas para o enfrentamento de desafios urbanos, como furtos e deposição clandestina de lixo, preparação para grandes eventos, monitoramento e emissão de eventos e alertas climáticos, além do bloqueio de vias de risco, contando com a parceria de aplicativos como o WAZE e equipamentos eletrônicos, como drones fornecidos pela Prodabel. O sistema de videomonitoramento inteligente, que permite a atuação integrada entre o COP e instituições municipais, utilizando como instrumento as 4.500 câmeras espalhadas pela cidade, também foi destaque.

“Estamos impressionados com a quantidade e a qualidade de ações que vocês tem aqui em Belo Horizonte, o centro de operações é um dos melhores em que já estive no Brasil, o uso integrado e assertivo de dados de diferentes áreas é um grande diferencial para atingir soluções expressivas para a cidadão e vocês desempenham isso muito bem”, compartilhou Dan Poniachik, gerente de certificação da Results for America (parte da Bloomberg Philanthropies), acompanhado por Amílcar Cardoso, da Red de Innovacion Local - RIL.

Entre outros programas de destaque, foram divulgados o Programa de Inclusão Digital, que proporciona Internet gratuita e cursos de tecnologia, medidas premiadas de transparência e governança, o BH Digital e outros, como o Portal de Dados Abertos, o Belo Horizonte Cidade Inteligente, as políticas municipais de Integridade e Inteligência de Dados, ações voltadas para mobilidade ativa, sustentabilidade e descentralização do hipercentro.

Estiveram presentes na programação o diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel), Jean Mattos, que conduziu o encontro; a secretária adjunta de desenvolvimento econômico, Chyara Sales; o secretário de segurança e prevenção, Genilson Ribeiro; o secretário de planejamento e orçamento, Bruno Passeli; o subsecretário de planejamento urbano, Pedro de Freitas; a controladora-geral adjunta, Claudia Costa; a diretora do Centro Integrado de Operações (COP), Georgia Ribeiro; o Subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Waldir Figueiredo.