Pular para o conteúdo principal

PBH participa da MAX 2023, maior evento mineiro do setor audiovisual
Divulgação/Arte

PBH participa da MAX 2023, maior evento mineiro do setor audiovisual

criado em - atualizado em


A Prefeitura de Belo Horizonte participa novamente, nesta semana, da MAX, o maior evento mineiro do setor audiovisual e um dos mais relevantes do Brasil com foco no mercado audiovisual. O evento será realizado nesta terça, quarta e quinta-feira (7 a 9), na Sede do Sebrae Minas (Avenida Barão Homem de Melo, 329, bairro Nova Granada), e tem o objetivo de fomentar a indústria de produção de conteúdo para mídia e entretenimento, ampliando a geração de negócios e aumentando a competitividade dos empreendimentos audiovisuais por meio de qualificação técnica.

Com o objetivo de alavancar projetos mineiros para o mercado audiovisual, bem como a atração de filmagens para o município, a PBH estará presente com atores da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), da Belo Horizonte Film Commission (BHFC), e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que é patrocinadora da edição MAX 2023.

A BHFC busca se projetar no mercado audiovisual nacional, além de prever a realização de agendas estratégicas com players e produtores, visando apresentar a política de audiovisual desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura.

Desde 2016, a MAX promove encontros entre produtores e exibidores, além de debates sobre o futuro do setor, sendo o maior salão mineiro de negócios inteiramente dedicado à promoção de agentes econômicos da indústria audiovisual.

No ano de 2023, foram investidos mais de R$ 18,7 milhões dedicados exclusivamente à promoção do audiovisual em Belo Horizonte, somando recursos do Edital BH nas Telas, da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Paulo Gustavo. A Belo Horizonte Film Commission investiu na cidade mais de R$ 26,5 milhões, tendo autorizado 248 filmagens na cidade apenas neste ano, atingindo um total de 4.750 postos de trabalho. 

Para Eliane Parreiras, Secretária Municipal de Cultura, a participação da BHFM em mais uma edição da MAX reafirma a importância que a Prefeitura de Belo Horizonte tem dado à política do audiovisual da cidade. “Destacamos a relevância de nossa parceria contínua com o Sebrae Minas e a inclusão da Film Commission em mais uma edição da MAX, valorizando o campo da economia criativa e fortalecendo mais um elo crucial entre o mundo do audiovisual e nossa cidade. A articulação institucional entre as Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Belotur é um exemplo poderoso de como o trabalho em conjunto promove BH como um hub de criatividade e inovação, atraindo investimentos, criando oportunidades e celebrando nossa diversidade de talentos”, ressalta a Secretária.

O Secretário Municipal Adjunto de Cultura e gestor de políticas para o audiovisual em Belo Horizonte, Gabriel Portela, afirma que a participação na MAX é de extrema relevância para o desenvolvimento do audiovisual na cidade. “Ao proporcionar assistência, locações e apoio logístico, a Film Commission contribui para o desenvolvimento de projetos e, por conseguinte, para a geração de empregos e o crescimento econômico. Além disso, a colaboração com o Sebrae Minas fortalece a capacidade das pequenas e médias empresas do setor audiovisual. Juntos, estamos capacitando empreendedores a prosperar e inovar, tornando nossa cidade ainda mais competitiva no cenário nacional e internacional”, ressalta.

Sobre a Belo Horizonte Film Commission

Vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, a Belo Horizonte Film Commission é responsável pela regulação, autorização e atração de filmagens no município de Belo Horizonte. Seu objetivo é valorizar a cidade por meio da facilitação da produção audiovisual, do acesso aos cenários urbanos, aos profissionais e às obras audiovisuais criadas na cidade.

Entre os seus principais serviços, destaca-se a autorização de filmagens e gravações em áreas públicas municipais para produções dos mais variados formatos: de programas de TV, obras de ficção, documentários, longas ou curtas-metragens, sejam nacionais ou estrangeiras. A colaboração da Belo Horizonte Film Commission se dá, especialmente, por meio da garantia de uma assistência para o melhor desenrolar da economia audiovisual no município, assegurando celeridade nos trâmites de autorização.

A Belo Horizonte Film Commission possui um catálogo de locações municipais, que pode ser acessado neste site, e apresenta os mais diversos cenários existentes na cidade, passando por espaços como o Conjunto Moderno da Pampulha, algumas das principais praças da cidade, os equipamentos municipais da cultura, os Conjuntos Arquitetônicos tradicionais, a paisagem urbana e os parques da capital. Conta, ainda, com um cadastro de prestadores de serviços da cidade, buscando facilitar o acesso pelas produções de fora à reconhecida qualidade dos agentes produtivos do audiovisual mineiro.

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual de Belo Horizonte, o BH nas Telas, lançado em 2018 pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e que compreende uma série de ações voltadas ao desenvolvimento do setor audiovisual na capital.

Sobre a MAX 2023

Minas Gerais é o terceiro estado com o maior número de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais que permanecem atuando no mercado audiovisual (4,5 mil empreendimentos). Para orientar e preparar esses empreendedores para as oportunidades e desafios do audiovisual nos próximos anos, o Sebrae Minas promove várias capacitações durante a MAX 2023. 

A programação dos três dias do evento inclui palestras, oficinas, painéis e encontros com especialistas e representantes de grandes produtoras e distribuidoras nacionais e internacionais. A MAX se consolidou como o principal evento do audiovisual em Minas Gerais, não apenas por fomentar oportunidades de negócios futuros para a produção independente, mas também por proporcionar uma visão abrangente dos desafios legais, regulatórios, monetários e criativos que o setor enfrenta. Além disso, os participantes conhecem novas tecnologias, possibilidades de financiamentos e demandas de grandes players. 

No primeiro dia da MAX 2023, haverá discussões sobre a evolução da indústria do audiovisual sob a perspectiva de criadores, produtores e distribuidores em relação aos conteúdos, e ao posicionamento do Brasil no mercado mundial. O dia seguinte será marcado por debates relacionados à propriedade intelectual do audiovisual e editorial sobre direitos autorais, licenciamento, proteção de conteúdo e modelos de negócios. Haverá ainda debates sobre a monetização dos conteúdos do audiovisual nas plataformas de streamings. 

No último dia do evento, um dos assuntos de destaque será a inovação e tendências previstas para o setor até 2025. Especialistas vão explicar como a inteligência artificial (AI) e outras ferramentas inovadoras se tornarão estratégicas desde a concepção e produção até a distribuição do conteúdo audiovisual. Haverá ainda apresentação de novos conceitos, como o storyliving, uma técnica para contar histórias de forma mais interativa e imersiva, envolvendo o uso da realidade virtual, aumentada, mista, áudio, podcasts, AI, teatro, exposições e experiências de marca. Além disso, os participantes vão conhecer padrões de comportamento da audiência, suas necessidades e interesses, estratégias de distribuição e geração de receita.

A curadoria da MAX é feita pela BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, associação que reúne 670 empresas produtoras do país. As inscrições para participação no evento e a  programação completa podem ser consultadas no site max.sebraemg.com.br.