Pular para o conteúdo principal

PBH ouve população sobre proposta de revitalização da rua Sapucaí
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH ouve população sobre proposta de revitalização da rua Sapucaí

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está ouvindo a população da capital sobre a implantação e melhorias na estrutura e o espaço de convivência na rua Sapucaí, no bairro Floresta.  A rua é considerada ponto turístico e local de encontro em uma das regiões culturais mais efervescentes da capital, com opções gastronômicas, culturais e de convivência do espaço público. Por estar localizada em área elevada, funciona como mirante para o Centro, propiciando uma visão e experiência singular de observação do conjunto urbano do hipercentro e dos murais do Projeto Cura. Conheça a proposta e opine respondendo ao formulário

A proposta desenvolvida pela PBH prevê que os três primeiros quarteirões da via - entre as avenidas Assis Chateaubriand e Francisco Sales - sejam destinados ao uso prioritário de pedestres.  Com o redesenho, o espaço pode ganhar área de permanência, mobiliário urbano, arborização e paisagismo, arquibancada mirante, quiosques comerciais com banheiro público, e ainda, prevê acesso local para carros das garagens existentes e vagas de carga e descarga. As linhas de ônibus que chegam pelo viaduto Santa Tereza e entram na Sapucaí, passariam a subir a Av. Assis Chateaubriand, virar na Francisco Sales e retornar à rua Sapucaí.  

As melhorias foram pensadas para tornar o espaço mais agradável e seguro para quem frequenta o local, reforçar o turismo, reduzir os conflitos entre pedestres e veículos, além de valorizar bens culturais e paisagísticos presentes na via e potencializar o uso do mirante.  

A consulta realizada por meio do formulário pode ser respondida até o final de janeiro de 2023.