Pular para o conteúdo principal

Reunião on-line
Foto: Divulgação/PBH

PBH oferta cursos profissionalizantes para usuários do SUAS/BH

criado em - atualizado em

Sob gestão da Secretaria Municipal de Assistência  Social, Segurança Alimentar e Cidadania, por meio da Subsecretaria de Assistência Social, o Programa Municipal de Qualificação, Emprego e Renda oferta cursos que visam promover o trabalho, a educação e o desenvolvimento profissional. O público prioritário do Programa são usuários encaminhados pelos serviços socioassistenciais, residentes no município de Belo Horizonte e beneficiários dos Programas de Transferência de Renda e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a partir de 16 anos. 

 

Usuária do CRAS Providência, Carina Cristine, 39 anos, realizou os cursos de Auxiliar de Departamento Pessoal e Assistente de RH e destaca como a qualificação mudou suas perspectivas sobre o mercado de trabalho. “Sempre gostei de estudar. Sou mãe solo de dois adolescentes e realizar estes cursos foi uma oportunidade única para crescer profissionalmente. Os  dois cursos tem um alto nível didático. Sinceramente me sinto em uma faculdade”, conta. 

 

No contexto de pandemia, os cursos estão acontecendo no formato on-line em ambientes virtuais. Desde o início de 2020 até julho deste ano 1.039 pessoas já foram inseridas. A oferta dos cursos na modalidade on-line possibilitou inovações no programa com a execução de cursos novos e bem avaliados pelos participantes, como os cursos de Assistente de Logística, Técnicas de Vendas e Técnicas de Atendimento ao Cliente, Atendente de Auxiliar de Farmácia, Marketing Digital, Projetos de Instalações Elétricas e Assistente de Contabilidade. 

 

Investimento 

 

O Programa é integralmente financiado com recursos municipais, por meio do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), e sua execução se dá em formato de parcerias com Organizações da Sociedade Civil. 

 

Atualmente, as parcerias com as Entidades e Organizações de Assistência Social para execução do Programa Municipal de Qualificação, Emprego e Renda estão renovadas para 5 anos, compreendendo o período de 2021 a 2025. Anualmente são repassados para as organizações parceiras, o valor total de R$ 1.605.238,22. Considerando o período de cinco anos, será investido o valor total de R$ 8.026.191,10.  

 

Inscrição 

 

As inscrições nos cursos se concretizam a partir dos serviços socioassistenciais executados nos CRAS, nos CREAS, nos Centro Pop, nas Unidades de Acolhimento Institucional e Familiar, nas Coordenações de Proteção Social e Cidadania nas 9 regionais e nas Entidades e Organizações da Sociedade Civil parceiras. Os cursos ampliam a capacidade protetiva das famílias e fomentam o acesso a direitos sociais. 

 

Confira abaixo as Entidades e Organizações Parceiras: 

 

Associação das Obras Pavonianas de Assistência 
Rua Dias Toledo, 99 - Vila Paris

 

Ação Social Técnica
Avenida Flor de Seda, 957 - Lindéia

 

Grupo de Desenvolvimento Comunitário 
Rua Cajuí, 100 - Suzana

 

Associação de Amigos do Centro Social Frei José Renato 
Rua Delso Renault, 52 - Aarão Reis

 

Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente da Cabana e Região 
Rua Sete de Setembro, 405 - Cabana