Pular para o conteúdo principal

Educação oferece kits de robótica para laboratórios de informática nas escolas municipais
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH oferece kits de robótica para laboratórios das escolas municipais

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Educação está revitalizando os laboratórios de ciências e robótica das escolas municipais de Belo Horizonte. A renovação dos espaços vai permitir que o processo de aprendizagem seja mais interessante para os alunos. As unidades de ensino com laboratório de informática vão receber os equipamentos desenvolvidos conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os kits são compostos por modelos didáticos variados. Assim, as escolas podem receber esqueleto humano, arcada dentária, réplicas de fósseis, sistema solar, células, desenvolvimento dos sapos e do bicho da seda, amostras de rochas, microscópio, lâminas preparadas para estudo de microscopia, reagentes diversos, vidrarias e simuladores. Também acompanham equipamentos de proteção individual (EPIs), deixando as práticas ainda mais seguras nas escolas.

Os Kits encaminhados às escolas também são compostos por atuadores (produz movimento, convertendo energia pneumática, hidráulica ou elétrica, em energia mecânica), eixo, conector, sensores, bloco programável, dispositivos para receber informações e peças de montagem.

Formação

Para aumentar ainda mais as possibilidades de aprendizado com os materiais encaminhados às escolas, os professores da rede municipal recebem a formação da secretaria de Educação para iniciarem o trabalho de robótica educacional. São ofertados desde ensinamentos básicos até os mais completos, possibilitando mais conhecimento teórico e prático.