Pular para o conteúdo principal

PBH oferece cursos gratuitos em tecnologia nas modalidades EAD e Presencial
Rodrigo Clemente/PBH

PBH oferece cursos gratuitos em tecnologia nas modalidades EAD e presencial

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está com mais de 2.800 vagas em 14 cursos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A carga horária varia de acordo com o programa de cada curso, sempre para alunos a partir de 16 anos. As inscrições podem ser feitas on-line, acessando ead.pbh.gov.br ou presencialmente, na Unidade de Inclusão Digital da Prodabel, na Rua José Clemente Pereira, 440, Ipiranga. 

Do total de vagas, 2.500 são destinadas a cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD), enquanto 368 são reservadas para cursos presenciais, oferecidos nas nove regionais da capital, com o foco em Informática aplicada ao mercado de trabalho. Os cursos não apenas capacitam indivíduos para o mercado de trabalho, mas também incentivam o empreendedorismo digital e promovem a autonomia no uso das ferramentas digitais. As formações fazem parte do Programa de Inclusão Digital e são oferecidas pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). 

São oferecidas as seguintes formações: Introdução às Novas Tecnologias; Ferramentas para Home Office; Planilha Eletrônica; Criação de sites com Gerenciador de Conteúdo; Empreendedorismo Digital; Programação Web: HTML e CSS; Programação Web: Lógica de Programação e JavaScript; Programação Web: Banco de Dados – MySQL; Programação Web: Programando em PHP; Informática Aplicada ao Mercado de Trabalho; Introdução à Robótica; Montagem e Manutenção de Computadores. 

Essa iniciativa também oferece dois cursos com foco no Meio Ambiente: Educação Ambiental e Resíduos Eletroeletrônicos e o curso de Mudanças Climáticas. 

Confirmação da inscrição 

Após realizar a inscrição, os alunos receberão um contato através do WhatsApp ou e-mail, em até 5 dias úteis. Vale lembrar que as turmas são montadas imediatamente após o preenchimento da sala virtual, portanto, as inscrições podem ser aceitas a qualquer momento, até o limite de vagas. Para mais informações entre em contato pelo telefone: 31 3277-6064 ou WhatsApp: 31 98888-3238. 

Resultados do Programa

Até o momento a Prodabel emitiu mais de 12 mil certificados em cursos gratuitos de tecnologia. Os números atestam o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte em capacitar a população da cidade para as demandas do mundo moderno. Só no primeiro trimestre deste ano foram mais de 1 mil certificações. 

O sucesso dessa ação pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo a qualidade do conteúdo oferecido, instrutores qualificados, dedicação da equipe de Inclusão Digital da Prodabel, que proporciona uma experiência de aprendizado, e a oferta de cursos que atendam a públicos com diferentes perfis. 

Capacitar a população para o mundo digital pavimenta o caminho para um futuro onde a tecnologia é um instrumento para o progresso coletivo. O acesso digital proporciona aprendizado contínuo, desenvolvimento de habilidades, networking e preparação para um mercado profissional competitivo. 

Mais informações sobre o programa estão disponíveis on-line