Pular para o conteúdo principal

PBH oferece aulas de taekwondo para alunos da rede municipal de educação

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais, oferece aulas para mais de 5 mil estudantes da rede municipal de ensino. As atividades são ofertadas para alunos atendidos em tempo integral e tem como objetivo auxiliar nas múltiplas competências físicas, além de contribuir para o desenvolvimento integral. 

 

Atualmente, são 20 profissionais disponibilizados pela Federação, lecionando duas vezes por semana. As escolas recebem o kit para a oficina de taekwondo, que é composto por raquete para chutes, aparador de chutes e luva para boxe/muay thai.

 

Os educadores que trabalham com a arte marcial nas escolas proporcionam aos estudantes experiências corporais que resgatam a criatividade, a espontaneidade dos movimentos e a capacidade comunicativa. Além de lidar com elementos que são fundamentais para a formação humana, como por exemplo, as noções de inclusão e respeito à diversidade.

 

 “O Taekwondo não ajuda apenas no físico, mas proporciona concentração, disciplina, autoestima e eles ficam mais seguros de si,” contou Namuetcha Silva Ricardo, responsável pelas aulas das turmas do 1° ao 9° ano da Escola Municipal Governador Carlos Lacerda.

 

Além de agregar no conteúdo que estão vendo em sala de aula, os estudantes aprendem a reconhecer e impor seus limites. Para isso, a professora Namuetcha realiza, semanalmente, uma roda de conversa para que as crianças e adolescentes verbalizem o que estão sentindo e coloquem em prática os ensinamentos das aulas.