Pular para o conteúdo principal

Cerca de quinze usuários do Centro de Saúde Jardim Comerciários, em Venda Nova, aguardam atendimento; metade está sentada.
Foto: Janete Ribeiro/PBH

PBH oferece atendimento especializado a usuários dos serviços de Saúde

criado em - atualizado em
Os atendimentos domiciliares oferecidos aos acamados acompanhados pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) do Centro de Saúde Jardim Comerciários são marcados por paciência, carinho e sensibilidade. O NASF tem como objetivo fortalecer a atenção primária, com a inserção de novas categorias profissionais para auxiliar as equipes de Saúde da Família na resposta às demandas de seus usuários, de todas as idades, pensando desde a promoção da saúde até a prevenção de agravos e tratamento. Em toda Belo Horizonte são 82 núcleos NASF e cobertura de 100%, ou seja, todos os Centros de Saúde contam com um núcleo para apoiar as Equipes de Saúde da Família. Em 2017 a capital contava com 59 equipes. 


O paciente Elci Raimundo da Silva, 56 anos, com histórico de cegueira, hipertensão e diabetes é um dos pacientes atendidos pelo Núcleo do CS Jardim Comerciários. Elci sofreu quatro Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), que o mantêm na cama há mais de dois anos, totalmente dependente do cuidado de terceiros. Ele vive acamado e necessita de cuidados diários que são dispensados pela família, com o apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família. 


Uma equipe, composta por uma fonoaudióloga, uma nutricionista e uma agente comunitária de saúde visitou o paciente para avaliar as condições de deglutição e nutrição e orientou a família quanto aos cuidados necessários. 


A nutricionista Maria Eustáquia explicou que, neste caso, o preparo das refeições deve ser em forma de papa ou mingau e que o paciente deve ser alimentado de 3 em 3 horas para que ele não tenha crises de hipoglicemia. Se houver desnutrição, pode ser pedido suplemento alimentar para o acamado. 
 


NASF Jardim Comerciário

Além das visitas domiciliares, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família do CS Jardim comerciário oferece atividades de promoção à saúde. O NASF mantém grupos de Diabéticos, Hipertensos, Controle de Tabagismo, Atividade Física e Horta Comunitária, esta última realizada no Centro Cultural de Venda Nova, com apoio da comunidade.


Com foco na perda de peso, a unidade também organiza aulas de zumba, à noite, às segundas, quartas, sextas, e pela manhã aos sábados, na Escola Municipal Armando Ziller; e grupo de caminhada com os ACS, às segundas, quartas, sextas, das 8h às 9h, saindo do Centro de Saúde Jardim Comerciários.


O NASF funciona no Anexo do SESC Venda Nova, na rua Jair Negrão de Lima, 1058, bairro Novo Letícia. 



Equipes multiprofissionais

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) são equipes multiprofissionais, compostas por diferentes categorias: assistente social, educador físico, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional. Estes profissionais atuam de maneira integrada, apoiando os profissionais das equipes de Saúde da Família para populações da área de abrangência dos centros de saúde, buscando auxiliá-los no manejo ou resolução de problemas clínicos e sanitários, bem como agregando práticas, na Atenção Básica, que ampliem a oferta de serviços. 


 Em Venda Nova existem doze equipes de NASF, que atendem os 17 centros de saúde: Céu Azul, Jardim Leblon, Mantiqueira, Rio Branco, Lagoa, Jardim Comerciários e Paraúna, têm equipe própria. As unidades Minas Caixa e Serra Verde; Santo Antônio e Andradas; Santa Mônica e Santa Monica II; Jardim Europa e Nova York; e Copacabana e Piratininga dividem a mesma equipe por estarem bastante próximas do ponto de vista geográfico. 

 

 

Equipes do NASF promove atendimento de Acamados