Pular para o conteúdo principal

PBH nomeou quase 2 mil profissionais do maior concurso da Saúde dos últimos anos
Aline Resende/ PBH

PBH nomeou quase 2 mil profissionais do maior concurso da Saúde dos últimos anos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte já chamou quase 2 mil aprovados no concurso público da Saúde, regido pelo Edital 01/2020, e segue com as convocações. Os chamados estão sendo direcionados aos equipamentos da rede SUS-BH, com o objetivo de ampliar a assistência médica aos usuários. Este é o concurso mais robusto em número de convocados dos últimos 10 anos na área.  A previsão é que até o final deste ano mais um edital seja publicado. 

Entre abril de 2022 e junho deste ano foram 1.960 profissionais nomeados, sendo 714 médicos de diversas especialidades, 252 enfermeiros, 12 cirurgiões-dentistas, 500 técnicos de serviços de saúde, 464 técnicos superiores de saúde e 18 fiscais sanitários. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 984 chamados. 

De acordo com a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fernanda Neves, este é o concurso público mais robusto dos últimos dez anos, com o maior volume de pessoas convocadas. “A Prefeitura está atenta às constantes necessidades da população e dos servidores e, alinhada à saúde fiscal do município, vem promovendo concursos e convocando o maior número de profissionais para compor o efetivo municipal, nas mais diferentes áreas”, destacou Neves. 

Para a secretária municipal adjunta de Saúde e subsecretária de Orçamento, Gestão e Finanças, Fernanda Girão, o incremento nas equipes tem sido essencial, garantindo e aperfeiçoando a assistência prestada aos usuários. “A nomeação desses novos profissionais é uma prioridade do município, sempre prezando pelo cuidado da população. Além disso, outras ações têm sido desenvolvidas para ampliar, sempre que possível, esse quadro de funcionários”, reforçou. 

Novo concurso 

Um novo concurso da Saúde já está em elaboração para os cargos de médico, enfermeiro, técnico superior de saúde e técnico de serviços de saúde. A previsão é que o edital seja publicado até dezembro deste ano.