Pular para o conteúdo principal

Fachada da PBH
Rodrigo Clemente/PBH

PBH nomeou em 2022 o maior número de profissionais dos últimos 7 anos

criado em - atualizado em

Para melhorar a prestação de serviços ao cidadão e atender às crescentes demandas da cidade, a Prefeitura de Belo Horizonte tem realizado concursos públicos para recompor ou ampliar o quadro de profissionais. Em 2022, cerca de 3 mil aprovados em processos seletivos foram nomeados e o número é o maior dos últimos sete anos.

 

“Com as novas nomeações, distribuímos melhor as tarefas e entregamos à população  serviços com mais excelência”, disse a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fernanda Neves.

 

A subsecretária explica que a Educação foi a área com maior número de convocados:  1.301 professores ao longo do último ano. Desse total, 1.001 docentes para o Ensino Fundamental e outros 300 para a Educação Infantil.

 

A Saúde também foi prioridade e 989 profissionais foram nomeados para atuação nas unidades da capital, sendo 514 médicos de diversas especialidades, 392 técnicos de serviços em Saúde, entre outros profissionais. Ao todo, estão autorizadas 2.418 nomeações dos concursos da Secretaria Municipal de Saúde. Neste ano, o processo segue de maneira escalonada até a contemplação desse número de convocados.

 

A Prefeitura ainda nomeou 504 guardas civis municipais no ano passado. Os demais atos contemplaram as áreas da Administração Geral, Atividades Jurídicas e Tributação.

 

Além desses processos, está em andamento o concurso público regido pelo Edital SMASAC nº 02/2022, para provimento do cargo efetivo de Analista de Políticas Públicas, sendo 22 vagas para Serviço Social e uma para Psicologia. A previsão de homologação do certame é ainda no primeiro semestre deste ano.

 

Em 2023, a expectativa é realizar concursos para os cargos de Agente Executivo Governamental, Agente Fazendário, Analista de Planejamento e Gestão Governamental, Analista de Políticas Públicas, Arquiteto, Assistente Administrativo Educacional, Auditor de Controle Interno, Engenheiro, Fiscal de Controle Urbanístico e Ambiental e Professor Municipal. O número de vagas e cronogramas estão sendo construídos.