Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte nomeia Jovens Ouvidores na rede municipal de Educação
Foto: PBH/ Divulgação

A PBH nomeia Jovens Ouvidores na rede municipal de Educação

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Educação realizou as eleições de Jovens Ouvidores em 9 escolas da cidade. O projeto Ouvidor Jovem pretende permitir que os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) assumam lugar de protagonismo, incentivando o controle social e a participação cidadã no dia a dia da escola. 

Ao todo, 1.200 eleitores - do 7° e do 8° ano do Ensino Fundamental e/ou da EJA – fizeram a escolha, entre os 80 candidatos que concorreram. Os 27 estudantes vão receber formação sobre a função, oferecida pela Ouvidoria do Município, e, no final deste mês, começam a atuar. 

Entre as funções do Jovem Ouvidor está o acolhimento das demandas da comunidade escolar e seu dia a dia, e em eventos abertos da instituição. Cabe ainda aos escolhidos ouvir o que os cidadãos pensam sobre as ações desenvolvidas pela Prefeitura, seus órgãos e entidades, avaliando os serviços prestados. 

Cada escola elegeu 1 ouvidor e 2 suplentes, com mandato de 1 ano letivo. Além disso, cabe à escola indicar um professor referência para acompanhar o projeto e os estudantes ao longo de seu desenvolvimento. A posse aconteceu na própria unidade de ensino, entre os dias 8 e 12 de agosto.