4 June 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte esteve presente no Smart Gov Sudeste, evento que reuniu autoridades, gestores municipais e empresários do setor de tecnologia para pautar e explorar como a integração de novas tecnologias e políticas inovadoras pode incentivar a transformação urbana de maneira eficaz e responsável. O encontro organizado pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras - ANCITI aconteceu em São Paulo, entre os dias 4 e 5 de junho, com o tema central: “Tecnologias e Políticas para o Desenvolvimento Econômico Urbano”, reunindo mais de 70 municípios de todo o país.
Belo Horizonte foi convidada a partilhar durante a conferência sua experiência com a transformação digital, aplicada à melhoria do ambiente de negócios da cidade. Para apresentar o case da capital mineira, a Prefeitura de Belo Horizonte foi representada pelo diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município - Prodabel, Jean Mattos, conduzindo a apresentação pautando as estratégias adotadas na cidade, pensadas a partir da organização de dados, processos, pessoas e tecnologia.
O diretor-presidente da Prodabel apresentou as medidas adotadas pela PBH no processo de desburocratização da relação entre empreendedores e Executivo Municipal, contextualizando o cenário anterior à Transformação Digital e os resultados alcançados com o trabalho, bem como os benefícios observados e como a iniciativa auxilia na dinamização da economia da cidade, diminuindo custos para quem gera empregos. “O objetivo do trabalho realizado em nossa cidade, conforme diretriz do prefeito Fuad Noman, é simplificar o relacionamento do ecossistema empreendedor com a PBH, reduzindo prazos de emissão de documentos, como alvarás e licenças, fornecendo informações úteis e coesas, trabalhamos para diminuir exigências desnecessárias, estruturando também o fluxo de orientação para o processo de abertura das empresas e com isso dinamizar a economia da cidade”, enfatiza o diretor-presidente.
Jean ainda destacou os feitos do BH Digital, enquanto ferramenta de automação de processos e serviços, unificando as portas de entrada da prefeitura em uma única plataforma digitalizada e integrada, bem como outras plataformas municipais, a exemplo do BH Geo, sistema que agrupa diversos dados e mapas que podem fornecer informações de maneira mais ágil e assertiva.
Ainda na ocasião, as iniciativas e trabalhos desenvolvidos pela PBH foram reconhecidos e premiados como Solução Inovadora, celebrando os bons resultados e entregas das ações desempenhadas na cidade.