Pular para o conteúdo principal

Plano geral noturno da Praça Sete de Setembro, no centro urbano de Belo Horizonte. No centro da cena, em primeiro plano, destaca-se o monumento do Obelisco — popularmente conhecido como "Pirulito da Praça Sete" —, iluminado por postes de luz ao seu redor. Ao fundo, altos edifícios iluminados emolduram a praça contra o céu em tom roxo-escuro do anoitecer.
Pablo Gomide/Quarteto Filmes

PBH marca presença no Matula Film Festival – Cinema e Comida no Mercado Central

criado em - atualizado em

Belo Horizonte recebe neste final de semana a 4ª edição do Matula Film Festival – Cinema e Comida, dedicado a integrar o audiovisual e a cultura alimentar como linguagens culturais e educativas. O evento conta com patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Belo Horizonte Film Commission (BHFC). A programação gratuita reúne mostra de filmes, debates, palestras, ações formativas, cozinhas-show e tour gastronômico, promovendo o encontro entre audiovisual, cultura alimentar, patrimônio, turismo e economia criativa. O evento é realizado pela produtora Le Petit Comunicação Visual e Editorial.

A secretária municipal de Cultura, Cida Falabella, participa da cerimônia de abertura do evento nesta quinta-feira (6), às 9h, na Cozinha Itambé por Cumbucca, no Mercado Central. Para ela, o Festival evidencia o potencial do audiovisual como ferramenta de valorização da identidade, da cultura e dos territórios de Belo Horizonte. “O Matula Film Festival demonstra como o audiovisual pode dialogar com diferentes expressões da cultura e contribuir para valorizar a identidade de Belo Horizonte. O apoio da Belo Horizonte Film Commission reforça o compromisso da Prefeitura em fomentar iniciativas que impulsionam o setor audiovisual, estimulam a circulação de produções e projetam Belo Horizonte nacional e internacionalmente como uma cidade criativa, inovadora e referência na economia criativa”, destaca.

A Belo Horizonte Film Commission também integra a programação de conteúdo do Matula. Também na quinta, às 14h, a coordenadora da BHFC, Thaylane Cristina, participa do debate “Filmando Cidades Alimentares – Como o cinema pode revelar a identidade de uma Cidade Criativa da Gastronomia?”. A mesa propõe uma reflexão sobre o papel do cinema e do audiovisual na construção da imagem das cidades, tendo a gastronomia como linguagem capaz de conectar memória, patrimônio, turismo, desenvolvimento e pertencimento.

A partir da experiência de Belo Horizonte, Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco, os participantes discutirão como mercados e espaços alimentares podem se tornar cenários, personagens e fontes de histórias que fortalecem a identidade local e ampliam a projeção nacional e internacional dos territórios. A atividade contará também com as participações dos cineastas Júlia Nogueira e João Flores.

Sobre o Festival

O Matula chega à 4ª edição com o tema “Gastronomia de Feira – Cidades Criativas da Gastronomia”. Primeiro festival de Minas Gerais dedicado a integrar audiovisual e cultura alimentar como linguagens culturais e educativas, o evento valoriza feiras e mercados populares como espaços de encontro, memória e preservação da cultura alimentar, reunindo uma programação gratuita com exibições de filmes, mesas de debate, palestras, lançamentos de publicações, cozinhas-show, degustações e percursos guiados pelo Mercado Central.

Ao longo dos três dias, a programação será organizada em torno dos eixos “Sabores de Origem: a Feira como Patrimônio Vivo”, “Cozinhas Criativas: Tradição, Inovação e Encontro” e “Memória à Mesa: Cinema, Afeto e Identidade”. O festival contará com pré-estreias de produções audiovisuais, encontros com pesquisadores, chefs e realizadores, além de atividades que evidenciam as conexões entre audiovisual, gastronomia, patrimônio, turismo e economia criativa. A edição também destaca Belo Horizonte como integrante da Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da Unesco e promove intercâmbio com outras cidades que integram a iniciativa.

Sobre a BHFC

Instituída pela Prefeitura de Belo Horizonte, a Belo Horizonte Film Commission tem como compromisso facilitar e oferecer assistência para a realização de produções audiovisuais dos mais diversos tipos como gravações de TV, cinema, séries, publicidade e outras plataformas, buscando valorizar a vocação de Belo Horizonte como cidade cenário e projetar o audiovisual produzido no município para o mundo. A iniciativa integra o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual de Belo Horizonte – BH nas Telas, lançado em 2018 e que compreende uma série de ações voltadas ao desenvolvimento do setor audiovisual na capital.

A BHFC conta com um catálogo de locações municipais, que pode ser acessado no Portal Belo Horizonte e apresenta os mais diversos cenários existentes na cidade, passando por espaços como o Conjunto Moderno da Pampulha, algumas das principais praças da cidade, os equipamentos municipais da cultura, os Conjuntos Arquitetônicos tradicionais, a paisagem urbana e os parques da capital. Conta, ainda com um cadastro de prestadores de serviços, buscando facilitar o acesso pelas produções de fora à reconhecida qualidade dos agentes produtivos do audiovisual mineiro.

Serviço
4ª edição | Matula Film Festival – Cinema e Comida

Data: de quinta-feira (6) a sábado (8)
Mais informações e programação completa: www.matulafilmfestival.com.br
Local: Mercado Central de Belo Horizonte (Avenida Augusto de Lima, 744 – Centro)