Pular para o conteúdo principal

PBH mantém atendimentos oftalmológicos a estudantes de escolas municipais
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

PBH mantém atendimentos oftalmológicos a estudantes de escolas municipais

criado em - atualizado em

Com consultas ofertadas a mais de 7 mil alunos, até o momento, a Prefeitura de Belo Horizonte segue realizando mutirões de atendimento oftalmológico para garantir o cuidado de estudantes das instituições da Rede Municipal de Ensino. Nesta semana, os exames de rastreamento ocular, feitos por meio de teste de acuidade visual, serão feitos em alunos de 6 a 14 anos das escolas municipais da Região Leste da capital. A estratégia, definida pelas secretarias de Saúde e Educação, tem como objetivo detectar possíveis problemas de visão dos estudantes. 

Os desvios na visão podem prejudicar o aprendizado dos alunos, resultando na repetência e evasão escolar, além de baixa autoestima. Já foram disponibilizadas avaliações nas instituições das regiões Noroeste, com mais de 4 mil alunos atendidos, e Centro-Sul, com a realização de mais de 3 mil consultas. Após o rastreamento, os estudantes com alterações nos resultados são encaminhados para um acompanhamento oftalmológico completo, com realização de exames e demais tratamentos necessários. 

Aqueles que receberem prescrição médica indicando o uso de óculos são encaminhados ao Centro Municipal de Oftalmologia (CMO), que já distribuiu mais de 400 óculos aos alunos que passaram pelas consultas. Outra importante ação foi a doação, durante o Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, de 100 óculos a estudantes já avaliados. 

O rastreamento nas instituições é realizado por especialistas em oftalmopediatria que atuam CMO, acompanhados por estudantes de instituições de ensino parceiras da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE).