4 December 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte lançou nesta quarta-feira (4) o Programa de Qualificação das Centralidades, iniciativa que pretende potencializar os chamados “centros de bairro”, polos com comércio e serviços nas diversas regiões da cidade. O programa tem como objetivo reestruturar a dinâmica urbana da cidade para reduzir a necessidade de grandes deslocamentos da população, além de promover melhorias urbanísticas, ambientais e sociais em várias áreas da capital, considerando as diretrizes do Plano Diretor.
Com o apoio do UNOPS, escritório da ONU especializado em infraestrutura e gestão de projetos, a Prefeitura de Belo Horizonte dará início a uma série de ações focadas na criação de novos polos de desenvolvimento econômico, social e cultural nas nove regionais da cidade. A iniciativa visa fortalecer o comércio local, impulsionar a geração de negócios, estimular o crescimento imobiliário e criar espaços mais acessíveis e conectados, contribuindo para a redução dos deslocamentos da população.
Esse projeto é fruto de um esforço coletivo, contando com a colaboração dos setores técnico e empresarial para garantir o sucesso dessa transformação. A construção de novas centralidades é uma das principais estratégias para o desenvolvimento de Belo Horizonte, buscando transformar a cidade em um espaço mais inclusivo e dinâmico para seus habitantes.
Próximos Passos
Esse encontro marca o início de um trabalho contínuo e colaborativo. Nos próximos meses, serão realizados encontros e oficinas para debater propostas e alinhar estratégias, reforçando o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte em ouvir diferentes vozes e construir uma cidade mais equilibrada e sustentável.