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PBH lança parceria para promover o acesso à TV digital

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Foi realizado na terça-feira, dia 29 de agosto, a cerimônia de lançamento do projeto de digitalização do sinal de televisão em Belo Horizonte, por meio de parceria entre a Prefeitura e a Seja Digital - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV (EAD). A cooperação do Município se dará por meio do apoio à divulgação e acesso a espaços públicos para atividades de comunicação e mobilização do projeto. A Seja Digital será responsável pela distribuição gratuita do kit composto por antena e conversor digital, destinado às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CAD Único), que são beneficiárias de programas sociais do Governo Federal.
 
O vice-prefeito Paulo Lamac, que representou o prefeito Alexandre Kalil na cerimônia, lembrou que esta parceria reafirma o compromisso da administração municipal com a população que mais precisa do poder público. “Vamos franquear os espaços da Prefeitura para levar a informação em primeiro lugar às pessoas com menor capacidade.
 
A iniciativa proporcionará o acesso dos munícipes à evolução tecnológica e à inclusão digital. O sinal digital, além de proporcionar melhor qualidade de imagem e som, possibilita mobilidade e interatividade, abrindo mais possibilidades ao serviço. No dia 8 de novembro de 2017, o sinal analógico de TV será desligado e substituído efetivamente pelo sinal digital.
 
A gerente regional da Seja Digital, Deisy Fernanda Feitosa, informou que serão distribuídos 461 mil kits em 39 cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, sendo 156 mil somente para a capital. A quantidade de equipamentos é baseada no número de famílias registradas no CAD Único, fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
 
“Por isso a gente precisa muito do apoio das prefeituras, porque à medida que a gente coloca atendentes nas regionais, a demanda cresce”, explicou Deisy. De acordo com a gerente, existem muitas famílias que se enquadram na categoria a ser beneficiada, mas que ainda não estão inscritas no CAD Único. Por isso a entidade pretende fazer uma campanha de busca ativa, para que todas elas possam ser incluídas. Além disso, será feita uma campanha para promover o descarte sustentável dos aparelhos de TV antigos.
 
O secretário municipal de Desenvolvimento, Daniel Nepomuceno, falou sobre a importância de que todos os cidadãos tenham acesso às novas tecnologias. “Quando falamos em desenvolvimento econômico estamos falando disso, de sustentabilidade e de inclusão”, afirmou.
 
Para ampliar ao máximo a divulgação do programa de acesso à TV digital, espaços públicos como as nove administrações regionais, escolas e parques, entre outros, receberão eventos de mobilização, como a Caravana da TV Digital, que levará artistas circenses e atividades lúdicas às escolas. Também haverá o ônibus da campanha, que percorrerá feiras livres nos bairros para promover a iniciativa.

As pessoas que já forem inscritas no CAD Único – ou seja, os beneficiários de qualquer programa social do Governo Federal - podem obter todas as informações sobre como retirar o kit de antena e conversor digital pelo telefone 147 (ligação gratuita) ou no site Seja Digital. As famílias que ainda não estão registradas no CAD Único devem procurar uma das nove Administrações Regionais de Belo Horizonte.