Pular para o conteúdo principal

Prefeitura lança novo portal de geração de oportunidades de emprego e renda: GO
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH lança novo portal de geração de oportunidades de emprego e renda: GO BH

criado em - atualizado em

O Prefeito Fuad Noman participou nesta terça-feira (30) do lançamento da nova plataforma de intermediação de mão de obra e geração de oportunidades da Prefeitura de Belo Horizonte, a GO BH. O portal tem como compromisso desburocratizar o acesso dos cidadãos a vagas de emprego, unindo quem procura a quem oferece de forma gratuita, simples e ágil. A plataforma será também uma vitrine para os empreendedores comercializarem produtos e serviços temporários, além de reunir cursos e qualificações oferecidos pela Prefeitura e instituições parceiras. 

“O nosso objetivo é oferecer o maior número de vagas possível e permitir que as pessoas possam se requalificar. Para nós, a melhor maneira de dar atenção a quem está precisando de trabalhar é oferecer vaga. É isso que nós estamos fazendo: buscando as ofertas para levar diretamente para as pessoas. É um processo muito simples e agora nós esperamos que essas 1.500 vagas que nós abrimos vença hoje, amanhã, depois, porque quanto mais gente trabalhando, melhor pra todos nós”, afirmou o prefeito Fuad Noman. 

Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Prodabel, a ferramenta vai incorporar também as vagas anunciadas por meio da plataforma do Sine (Sistema Nacional de Emprego), tornando o GO BH um ambiente amigável e de fácil navegação para a interlocução entre os candidatos e as empresas.

“Desburocratizar a vida das pessoas é uma das prioridades da nossa gestão. Com o GO BH, quem procura o primeiro emprego ou uma recolocação no mercado poderá usar o próprio celular para se candidatar simultaneamente a diversas vagas, tendo mais chances de sucesso. Para as empresas, a ferramenta traz mais transparência no processo e um filtro mais assertivo para localizar um profissional com o perfil adequado”, explica o Prefeito Fuad Noman.

No lançamento, o GO BH apresenta um cardápio com mais de 1.500 vagas, atualizadas em tempo real, para oportunidades remotas, híbridas ou presenciais, em Belo Horizonte e região metropolitana. Com o login vinculado à plataforma Rede Gov.br, o portal permite que o usuário realize o cadastro do perfil profissional, para um melhor filtro das vagas oferecidas, e possibilita a criação de um currículo e também a associação a perfis em outras plataformas, como o LinkedIn. 

“Estamos trabalhando para tornar a nossa cidade mais eficiente e estimular o mercado de trabalho e de negócios de maneira inovadora. É evidente a força das conexões online e a importância de utilizarmos a tecnologia como aliada para o desenvolvimento. Neste caminho, o GO BH leva mais emprego e renda para a palma da mão do cidadão, conectando-o com um universo ampliado de possibilidades profissionais”, comemora Fernando Motta, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Para os empreendedores e empresas que têm vagas disponíveis, o portal traz novidades que vão otimizar as contratações. Com o GO BH, os contratantes poderão realizar contato diretamente com os profissionais, agilizando o processo seletivo. Além disso, será possível selecionar os candidatos por meio de uma ferramenta de georreferenciamento, buscando quem reside mais perto de seu comércio ou empresa.

Uma plataforma completa

Com uma proposta integrada, o portal abre espaço também para profissionais autônomos que desejam dar visibilidade aos seus negócios e oferecer a prestação de seus serviços a novos clientes. Na plataforma, é possível cadastrar anúncios gratuitamente e promovê-los nas redes sociais.

Para quem está em busca de qualificação, o portal oferece um cardápio diverso de cursos e oficinas. Nele estão reunidas ações de educação profissional oferecidas gratuitamente pela Prefeitura e há um espaço para que a sociedade civil e a iniciativa privada cadastrem suas oportunidades.  

Cooperação em favor da inovação

A plataforma GO, que vem de “Geração de Oportunidade”, foi concebida inicialmente pela Prefeitura de Recife, em 2021, por meio de sua Empresa Municipal de Informática (EMPREL), e teve a tecnologia adaptada e aprimorada em um convênio firmado com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Prodabel. 

“Essa parceria sinaliza a importância da cooperação entre os entes, por meio dos gestores públicos, para potencializar iniciativas que possam ser replicadas, permitindo o compartilhamento e aproveitamento de boas práticas, bem como uma maior eficiência no processo de entrega de soluções para o cidadão. Acreditamos no potencial da inovação por meio de uma construção conjunta, inclusive permitindo a evolução do GO a partir de melhorias trazidas por Belo Horizonte no sistema em implantação neste momento, afirma Jean Mattos, presidente da Prodabel.

Plantão de apoio ao cidadão

Já no lançamento, a equipe do GO BH fará um plantão de atendimento aos cidadãos nos dias 30 e 31 de maio, das 9h30 às 15h30, na Praça Rui Barbosa, no Centro. No local, será possível conhecer a plataforma, esclarecer dúvidas, além de cadastrar currículos, vagas e ofertas de serviços. 

Também estarão presentes as equipes da Junior Achievement Brasil (JA Brasil), associação sem fins lucrativos que oferece ações de educação empreendedora, financeira e preparação para o mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social, e da empresa AeC, com a oferta de vagas de emprego para sua equipe de relacionamento. 

Após o lançamento, o apoio ao cidadão seguirá acontecendo presencialmente no BH Resolve, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e também nos 12 telecentros do projeto Cê Tá On, distribuídos em sete regionais da capital. As dúvidas poderão ser esclarecidas também virtualmente pelo e-mail gobh@pbh.gov.br.