3 December 2024 -
O Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, se destaca não apenas pelo patrimônio material, representado pelas icônicas obras de Oscar Niemeyer, mas também pelo patrimônio imaterial, que engloba a rica história e a identidade cultural da região. Para continuar valorizando e apresentar ainda mais o Conjunto Moderno da Pampulha aos olhos do mundo, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, promove o lançamento de duas publicações – o “Guia Pampulha” e a obra de educação patrimonial “Conhecer Para Cuidar – Casa do Baile”, além do documentário “Conjunto Moderno da Pampulha - Patrimônio Cultural da Humanidade” com narrativas sobre esta que é uma das referências culturais mais emblemáticas de Minas Gerais e do País.
O lançamento das publicações e do documentário acontece nesta quinta-feira (5), às 18h30, na Casa do Baile, e marcará o encerramento das comemorações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, iniciadas em 2023. O evento é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, com apoio cultural do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio de recursos do Fundo Especial do Ministério Público - FUNEMP. A celebração também integra a programação especial desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura em comemoração aos 127 anos de Belo Horizonte. O evento é aberto ao público, sujeito à lotação do espaço.
Segundo Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura, a Prefeitura de Belo Horizonte está comprometida com a preservação e valorização de um dos maiores tesouros culturais da cidade. “Com grande alegria estamos encerrando as comemorações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, mas entregando para a cidade importantes iniciativas que visam preservar a história da região e da nossa cidade. O lançamento dessas publicações e do documentário é fundamental para conectar gerações ao legado da Pampulha, fomentando o orgulho e a conscientização sobre a importância de preservar esse símbolo único de nossa cultura. Especificamente com o Guia Pampulha, visitantes e turistas terão acesso facilitado a esse patrimônio cultural, com informações sobre curiosidades do território, literalmente na palma da mão. Já o Documentário e o livro demonstram que o Conjunto Moderno da Pampulha vai além da beleza arquitetônica; ele representa a identidade e a memória de nossa cidade”, destaca.
Para Bernardo Correia, presidente da Fundação Municipal de Cultura, celebrar e valorizar o Conjunto Moderno da Pampulha é reafirmar a identidade cultural de Belo Horizonte e de Minas Gerais para o mundo. “Temos na nossa cidade um patrimônio que une arte, história e arquitetura de forma singular. Uma herança inestimável de um dos maiores arquitetos da era moderna, que nos conecta ao passado e inspira as gerações futuras. Preservar este patrimônio e compartilhá-lo com todos são nossos objetivos. Queremos garantir que a beleza e o significado do Conjunto Moderno sigam encantando e educando, como símbolo vivo da nossa cultura”, completa
Documentário “Conjunto Moderno da Pampulha - Patrimônio Cultural da Humanidade”
O documentário, produzido pela Nitro Histórias Visuais, por meio do Circuito Municipal de Cultura, revela a beleza emblemática do Conjunto Moderno da Pampulha, primeiro bem cultural a receber o título de Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno. Com uma paisagem arquitetônica única, dialogando com um raro conjunto paisagístico, o conjunto se transformou no principal cartão postal da cidade de Belo Horizonte. O documentário destaca o significado único para cada um que vive e desfruta a Pampulha a partir de depoimentos produzidos pelo Projeto “Moradores - A Humanidade do Patrimônio”, ressaltando toda a multiplicidade dessa gente que é representada por esse Patrimônio Mundial. Essa edição especial do projeto sobre a Pampulha foi realizada pela Fundação Municipal de Cultura em parceria com o Circuito Municipal de Cultura.
O projeto “Moradores – A Humanidade do Patrimônio” é um movimento de ocupação urbana pela valorização e reconhecimento da memória das pessoas como patrimônio singular de cada uma das cidades brasileiras. Tudo começa com uma tenda branca montada na principal praça da cidade, câmeras apontadas e um convite para que o morador seja fotografado. Nesse instante, mais do que o ato de se deixar fotografar, cada um deles é chamado a contar a sua história e a sua relação com a cidade onde vive.
O documentário “Conjunto Moderno da Pampulha - Patrimônio Cultural da Humanidade” tem 25 minutos de duração e classificação livre.
Guia Pampulha
Trata-se de um guia de visitação interativa para ser acessado por dispositivos eletrônicos como celulares, tablets e computadores, em que o público percorre determinadas rotas de visitação de maneira imersiva, utilizando QR Codes, GPS e a identificação de objetos através do uso de Inteligência Artificial, no entorno da Lagoa da Pampulha e dos atrativos turísticos, envolvendo todo o Conjunto Moderno da Pampulha que foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco na categoria Paisagem Cultural. A intenção do Guia é promover o conhecimento e ampliar a experiência do visitante, de forma leve e interativa, promovendo o turismo e a cultura de Belo Horizonte, através da valorização do patrimônio histórico.
Por meio de tecnologia inovadora, os visitantes poderão interagir com o espaço e receber informações em áudio, vídeo, libras, fotografias 360 graus, com o suporte de mapas interativos, e até recursos de gamificação, permitindo que o visitante conheça a história, a cultura, o património artístico, arquitetônico e cultural, a entender e aprofundar seu conhecimento sobre a história da região. O visitante pode percorrer as rotas, no entorno da lagoa, a pé ou mesmo de bike.
A visitação passa por aproximadamente 120 pontos interativos baseados na sinalização turística da Pampulha e seus espaços culturais, como o Museu Casa Kubitschek, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube e o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, praças, mirantes e casas modernistas construídas na região, entre outros pontos de interesse. Ao entrar em cada equipamento basta acessar o guia e utilizar a câmera integrada para capturar informações; são diversos pontos mapeados com inteligência artificial para que a câmera do celular ou tablet possa reconhecer o que a pessoa vê e entregar mais detalhes sobre o espaço (fotos, vídeos, mapas etc.). Na orla da Lagoa, o público poderá acessar as informações por QR Codes nas placas de sinalização turística ou através de um roteiro de bike, onde é possível utilizar o GPS para acessar as informações.
O Guia Pampulha foi criado pela Interact Place, uma plataforma de guias de visitação interativa e gamificada, e reúne informações sobre a história, cultura, patrimônio, arquitetura, gastronomia e serviços de cada espaço ou local.
Publicação “Conhecer para Cuidar – Casa do Baile”
Iniciativa de educação para o patrimônio, que por meio de livros, maquetes e aplicativo de smartphone, irá permitir aos participantes uma vivência lúdica e aproximação do público com o Conjunto Moderno da Pampulha. A obra servirá como base para as ações de educação pelo patrimônio a serem desenvolvidas pelo Educativo da Casa do Baile em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Os livros da coleção “Conhecer Para Cuidar” são frutos de um projeto de mesmo nome que, desde 2011, entre outras ações, convida as pessoas a construírem maquetes em papel representando patrimônios importantes do nosso país e das nossas cidades. À medida que são montadas as réplicas – muito próximas aos projetos originais – é possível perceber que a iniciativa atinge um dos seus objetivos: promover a aproximação, de forma lúdica e prazerosa, com o patrimônio representado. Poder tocar essas obras estimula emoções parecidas com as dos próprios arquitetos e criadores, além de provocar o desejo e a necessidade de preservar e restaurar esses bens.
O projeto “Conhecer Para Cuidar” é reconhecido pela comunidade educacional do Brasil e pelas principais entidades que atuam na área da cultura, da educação, da economia criativa e do turismo. A Coleção já recebeu chancelas internacionais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). A ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos –, escolheu a coleção “Conhecer Para Cuidar” como produto de referência da economia criativa brasileira com vistas à sua internacionalização. O projeto ainda conta com o apoio do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –, do Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo –, do INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro – e do IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
Serviço
80 Anos do Conjunto Moderno da Pampulha | Lançamento de publicações e documentário
Data: quinta-feira (5), às 18h30
Entrada gratuita - Sujeita à lotação
Local: Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design
Av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha