Pular para o conteúdo principal

Cartaz de divulgação do edital Novas Dramaturgias em Cena
Foto: Arte/Divulgação

PBH lança edital para seleção de projetos nos teatros Marília e Francisco Nunes

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, publicou no Diário Oficial do Município, na última sexta-feira, dia 18 de março, o edital Novas Dramaturgias em Cena. A iniciativa é uma novidade que tem como objetivo selecionar dois projetos de montagem teatral para estreia e temporada em dois dos teatros públicos municipais, sendo um para o Teatro Marília, na categoria teatro para infâncias, e outro para o Teatro Francisco Nunes, na categoria teatro adulto. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 18 de abril a 9 de maio, de forma presencial, por meio da entrega de envelopes contendo documentação e proposta de montagem conforme consta no edital, que pode ser consultado no Portal da PBH.

 

Secretária municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin destaca a importância do edital inédito. “Essa iniciativa soma-se às diversas políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Belo Horizonte com o objetivo de fomentar a produção teatral belo-horizontina, reconhecida nacional e internacionalmente. Serão R$100 mil destinados à realização de dois espetáculos que irão ocupar dois tradicionais palcos da cidade - o Teatro Francisco Nunes e o Teatro Marília -, em um projeto que colabora para a retomada das atividades desta linguagem artística que foi duramente impactada pela pandemia”, explica a secretária.

 

Poderão se inscrever como proponentes pessoas jurídicas legalmente constituídas. Os envelopes com as inscrições deverão ser entregues na sede da Fundação Municipal de Cultura, localizada na Rua da Bahia, 888, Centro, 14º Andar, na Diretoria de Promoção das Artes, de 9h às 12h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e dias decretados ponto facultativo.

 

Com a iniciativa, a Prefeitura irá fomentar o fazer teatral nos dois teatros públicos registrados como patrimônio imaterial de Belo Horizonte, por meio do incentivo à criação teatral e do estímulo ao intercâmbio de conhecimento técnico e artístico entre artistas de diferentes segmentos e formações. Cada projeto selecionado receberá o valor de R$ 50 mil para realizar sua montagem. Serão realizadas, no mínimo, 12 apresentações a preços populares, preferencialmente no mês de novembro de 2022, destinadas ao público em geral, nos Teatros Marília e Francisco Nunes, de quinta a domingo.

 

A seleção das propostas deve passar por três etapas de avaliação. A primeira é a análise de documentação, realizada pela Comissão de Licitação, composta por membros da Comissão Permanente de Licitação da Fundação Municipal de Cultura. As duas etapas seguintes serão realizadas pela Comissão Especial de Avaliação, composta por quatro membros da administração pública, sendo pelo menos um membro da Fundação Municipal de Cultura.

 

A segunda etapa será a análise das propostas de montagem. Entre os critérios avaliados, estarão a apresentação e desenvolvimento da temática proposta; fundamentação do processo de criação, seus aspectos técnicos e artísticos, linguagem e metodologia; clareza, objetividade e suficiência das informações contidas no projeto, que deverão expressar com nitidez o que se pretende realizar; contundência dos conceitos utilizados, a aderência aos temas e questões da contemporaneidade, seu impacto cultural; viabilidade de realização do projeto nos termos do referido processo seletivo; e compatibilidade entre a formação, a experiência profissional da equipe e a proposta apresentada.

 

Para terceira e última etapa, serão realizadas entrevistas pela Comissão especial de avaliação, nas quais serão analisadas a articulação e clareza na exposição da proposta; consistência artística da proposta; e correspondência entre a proposta de montagem escrita e sua exposição. O resultado final da seleção será divulgado no Diário Oficial do Município.

 

Diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Aline Vila Real destaca que a iniciativa reafirma o reconhecimento do poder público da importância do fazer teatral na cidade. “O edital Novas Dramaturgias em Cena valoriza a criação teatral belo-horizontina, ao mesmo tempo em que lança luz para os palcos dos teatros municipais, que têm como vocação apoiar essa produção tão potente e fundamental na construção da identidade cultural brasileira”, conclui.

 

 

SERVIÇO

Edital Novas Dramaturgias em Cena

Inscrições gratuitas: De 18/04 a 09/05

Edital disponível no Portal da Prefeitura: prefeitura.pbh.gov.br/licitacoes/fmc

A entrega presencial de envelopes contendo documentação e proposta de montagem na sede da Fundação Municipal de Cultura

Endereço: Rua da Bahia, 888, Centro, 14º Andar, na Diretoria de Promoção das Artes

Horários: de 9h às 12h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e dias decretados ponto facultativo