Pular para o conteúdo principal

PBH lança edital do Descontorno Cultural para seleção de propostas artísticas
Foto: Davydson Raymond

PBH lança edital do Descontorno Cultural para seleção de propostas artísticas

criado em - atualizado em

Grupos e expressões artísticas e culturais da capital e região metropolitana já podem se inscrever na 8ª edição da Mostra Descontorno Cultural de 25 de julho a 18 de agosto. Trata-se de projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, que será realizado em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro, que visa selecionar, por meio de chamamento público, propostas artísticas para compor a programação da 8ª edição do evento. As inscrições ocorrem pela plataforma Mapa Cultural da PBH. Os Centros Culturais estão aptos a auxiliar os interessados no processo de inscrição.

 

Criada em 2013, a Mostra “Descontorno Cultural” surgiu com o objetivo de fomentar e protagonizar o trabalho de agentes culturais e artistas que já atuam nas periferias da cidade e são referência em suas comunidades. Em 2023, serão selecionadas 63 propostas artísticas, no segmento de música, artes cênicas (Teatro, Dança, Circo e Performance), Literatura e ações relacionadas à Cultura Popular. Nesta edição, será celebrado também o mês da Cultura da Infância e Adolescência com a seleção de propostas artísticas voltadas para o público infanto-juvenil. A mostra acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro, nos 17 centros culturais administrados pela Prefeitura de Belo Horizonte.

 

As propostas serão analisadas por categoria, a partir de uma Comissão de Programação, composta por servidores da Fundação Municipal de Cultura. Entre os critérios de seleção adotados estão o impacto das ações realizadas pelo artista e/ou grupo em sua comunidade, bem como seu alcance em termos de promoção da cultura e diversidade cultural. Também serão considerados o acesso e protagonismo de grupos artísticos das microrregiões no entorno dos Centros Culturais e a valorização da participação de pessoas negras, indígenas, LGBTQIA +, idosos, ciganos, quilombolas, pessoas com deficiência, mulheres e mães.

 

Na área de música, por exemplo, serão contemplados shows, ensaios abertos, oficinas, entre outros. No segmento de artes cênicas, os candidatos podem apresentar espetáculos, cenas curtas, leitura dramática de roteiro, performance, ensaios abertos ou propostas de oficinas. Já em Literatura, podem ser inscritas leituras dramáticas, saraus, slams (batalhas de poesia), narração/contação de histórias e oficinas. Para a categoria Cultura Popular, o Edital prevê intervenções, exposição de trabalhos artesanais, oficinas, palestras, aulas, cortejos, dentre outras possibilidades correspondentes ao segmento. Na modalidade Ações voltadas para a Infância, serão avaliadas propostas destinadas ao público infanto-juvenil, em qualquer linguagem da arte e da cultura, como espetáculos musicais ou teatrais, contação de histórias, palhaçaria, ações formativas, dentre outros.

 

De acordo com a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, a Mostra Descontorno Cultural, que incorpora as políticas públicas de acesso e formação, é ferramenta essencial na descentralização das atividades culturais. "A Mostra prioriza a garantia de espaço para as produções locais nos territórios da cidade, proporcionando ainda a oportunidade de as atividades serem apreciadas em diferentes espaços culturais por todo o município. O grande papel desse movimento é lançar luz sobre a riqueza, a diversidade e a pluralidade presentes em todos os territórios da cidade, promovendo um diálogo enriquecedor entre artistas, comunidades e públicos. O Descontorno é um convite para valorizarmos a força criativa que emana de nossos próprios espaços, enaltecendo a identidade cultural das regionais de Belo Horizonte”, celebra.

 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, enfatiza a importância de sistematizar os dados culturais e integrá-los, permitindo uma melhor caracterização da realidade cultural da cidade. “Esse procedimento é uma forma eficaz de estreitar os laços entre os artistas locais e o poder público. Ao ter informações precisas e acessíveis sobre a diversidade cultural da cidade, a gestão cultural pode implementar políticas mais direcionadas e apoiar projetos que reflitam as necessidades e os anseios da comunidade artística”, ressalta.

 

A diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, ressalta que “o Descontorno é também a celebração de todas as ações realizadas nos centros culturais durante todo o ano, e apresenta uma programação artística extensa e transversal. Portanto, a cada edição, o intuito é fortalecer e viabilizar ainda mais o trabalho desses agentes de forma que passem a protagonistas culturais em seus territórios e em toda a cidade”, destaca.

 

Para se inscrever, o artista precisa acessar a plataforma Mapa Cultural da PBH. Podem participar do processo de seleção pessoas físicas ou jurídicas, moradoras de Belo Horizonte e região metropolitana, maiores de 18 anos. Os proponentes que necessitarem de suporte técnico para preenchimento, devem agendar atendimento por telefone. Os agendamentos serão feitos de acordo com a disponibilidade de cada equipe. As equipes nos Centros Culturais Municipais estão preparadas para contribuir com este processo, conforme os termos do edital.

 

Descontorno Cultural

 

A Mostra Descontorno Cultural integra as políticas públicas de acesso, descentralização e formação e busca dar visibilidade,  fortalecer e dar protagonismo aos trabalhos dos artistas das periferias da cidade, além de celebrar as ações desenvolvidas ao longo de todo o ano nos centros culturais municipais. Um verdadeiro instrumento de descentralização das políticas públicas de cultura.

 

Desde 2013, cada edição da mostra reúne atrações gratuitas com diferentes linguagens artísticas, voltadas a públicos diversos - do infantil ao idoso. O Descontorno ocorre nos 17 espaços culturais municipais de Belo Horizonte. São eles: Centro Cultural Alto Vera Cruz (CCAVC), Centro Cultural Bairro das Indústrias (CCBDI), Centro Cultural Jardim Guanabara (CCJG), Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (CCLAO), Centro Cultural Lindeia Regina (CCLR), Centro Cultural Padre Eustáquio (CCPE), Centro Cultural Pampulha (CCP), Centro Cultural Salgado Filho (CCSF), Centro Cultural São Bernardo (CCSB), Centro Cultural São Geraldo (CCSG), Centro Cultural Urucuia (CCU), Usina de Cultura - Centro Cultural Nordeste, Centro Cultural Venda Nova (CCVN), Centro Cultural Vila Fátima (CCVF), Centro Cultural Vila Marçola (CCVM), Centro Cultural Vila Santa Rita (CCVSR) e Centro Cultural Zilah Spósito (CCZS)

 

O 8º Descontorno Cultural é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro.

 

Sobre os Centros Culturais Municipais

 

Os Centros Culturais são equipamentos públicos destinados ao desenvolvimento e exercício dos direitos culturais e à promoção da cidadania a partir de ações nas áreas de formação, fomento, difusão e promoção da leitura, bem como de reconhecimento e valorização da memória e do patrimônio das identidades locais.

 

Tais ações são estabelecidas por meio de Programas e Projetos em consonância com as diretrizes da descentralização, sustentabilidade e inclusão sociocultural, constantes dos planos nacional e municipal de cultura.

 

A maioria dos Centros Culturais de Belo Horizonte é fruto do anseio da comunidade que, por meio do Orçamento Participativo (OP), optou pela garantia de seu direito à cultura. Alguns Centros Culturais, estrategicamente localizados, atendem também à população de algumas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, por estarem sempre atentos às especificidades, vocações e pluralidades de seu Território.

 

Serviço

Prefeitura de Belo Horizonte e a OSC Ouro Negro selecionam propostas para o 8º Descontorno Cultural

Inscrições gratuitas de 25 de julho a 18 de agosto

Pelo mapa cultural: https://mapaculturalbh.pbh.gov.br/oportunidade/690/

Ou presencial sob agendamento (em caso de dúvidas)