Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

PBH lança edital de concurso de literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura publicaram nesta sexta-feira, dia 18, o edital do Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2022. O concurso está entre os mais tradicionais do país e visa valorizar e fomentar a produção literária nacional, com premiação de obras inéditas em língua portuguesa. Nesta edição, serão contempladas obras nas categorias Dramaturgia e Romance. A obra vencedora em cada categoria receberá o prêmio de R$ 25 mil. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas da próxima segunda-feira, dia 21, a 4 de maio de 2022. Os envelopes com a documentação e as propostas técnicas devem ser entregues na sede da Fundação Municipal de Cultura ou postadas via Correios. A entrega presencial obedecerá aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 e deverá ser realizada de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 10h às 12h e das 14h às 17h, na Rua da Bahia, 888, 12º andar, sala 1205, Centro. Serão aceitas as obras postadas nos Correios até o último dia do prazo de inscrição. O edital está disponível para consulta na íntegra no Portal da PBH -  prefeitura.pbh.gov.br/licitacoes/fmc

Secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin destaca a importância da premiação. “O Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte é uma das mais tradicionais premiações literárias do país e consiste em uma fundamental iniciativa da Prefeitura destinada à valorização de escritores e escritoras, integrando as políticas públicas de fomento à produção literária e incentivo à leitura realizadas pelo poder público”, afirma.

Podem participar do concurso pessoas físicas brasileiras, natas ou naturalizadas, além de estrangeiros residentes no país. Os autores menores de 18 anos devem apresentar uma autorização escrita dos pais ou responsáveis legais. As obras devem ser escritas em língua portuguesa e serem inéditas, ou seja, não podem ter sido objeto de qualquer tipo de apresentação, divulgação, menção, veiculação ou publicação, parcial ou integral, incluindo sites, blogs e redes sociais, antes da entrega dos envelopes do concurso até a divulgação do resultado e premiação dos vencedores. 

A avaliação das obras inscritas será feita em etapas. Primeiramente, é realizada uma análise dos documentos exigidos pelo edital, habilitando ou não as obras para o julgamento. Na sequência, um júri composto por três especialistas em cada uma das categorias, convidados pela Fundação Municipal de Cultura, irá avaliar e julgar as obras habilitadas, elegendo os vencedores. O resultado final do concurso será divulgado no Diário Oficial do Município - DOM e no Portal da PBH. 

“O fomento e a valorização da literatura como linguagem artística são norteadores das políticas de promoção da leitura e da escrita no município. O Prêmio Cidade Belo Horizonte, mais antigo do país, recebe anualmente cerca de 400 obras, o que reflete a riqueza da produção literária nacional, assim como a importância de iniciativas como essas”, conclui Bárbara Bof, diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura. 

Concurso mais antigo do país

Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital, o Prêmio Cidade de Belo Horizonte é o concurso literário mais antigo do país. Um de seus principais atributos é o fato de premiar apenas obras inéditas. A cada edição, o prêmio revela novos escritores e obras, dando visibilidade à produção literária. Autores como Carlos Herculano Lopes, Antônio Barreto, Luís Giffoni, Roseana Murray, Maxs Portes, entre outros, integram a galeria de vencedores do concurso. As categorias premiadas são alternadas a cada ano entre Conto e Poesia e Dramaturgia e Romance. 

Serviço  

Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2022
Inscrições: de 21 de março a 4 de maio de 2022
Fundação Municipal de Cultura - Rua da Bahia, nº 888, 12º andar, sala 1205, Centro, Belo Horizonte – MG - CEP: 30.160-011
Informações e dúvidas sobre o edital: premiocbh@pbh.gov.br