Pular para o conteúdo principal

Funcionários da Prefeitura reformando a rua
Foto: Adão de Souza

PBH já concluiu 160 das 221 obras de recuperação da cidade e vai iniciar mais 48

criado em - atualizado em


A Prefeitura de Belo Horizonte já concluiu 160 das 221 intervenções iniciadas no dia 17 de fevereiro em pontos afetados pelas fortes chuvas das últimas semanas. Os serviços estão sendo executados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) nas nove regionais da cidade.

Belo Horizonte teve o janeiro mais chuvoso da história e todas as regiões tiveram algum tipo de dano. Estão entre os serviços realizados, o restabelecimento de pavimentação e recuperação de vias, contenções, recuperação de praças e canteiros, desobstrução de redes de drenagem, limpeza urbana, implantação de sarjeta, desobstrução e limpeza de bocas de lobo e de bacias.

Além dos 221 pontos iniciados no último dia 17, mais 48 intervenções foram incluídas no planejamento de recuperação da cidade. Destas, 10 obras foram iniciadas e 38 estão programadas para começar nas próximas semanas, aumentando o número total de intervenções para 269.

“Nesta etapa da reconstrução da cidade foram priorizadas as demandas que podiam ser atacadas de imediato, ou seja, aquelas que não dependiam de elaboração de projetos. Enquanto um mutirão trabalha nas ruas, parte da equipe da Sudecap trabalha mapeando e preparando as etapas necessárias para as intervenções que demandam obras mais complexas. A nossa intenção é deixar a cidade com as condições mínimas de mobilidade restabelecidas o quanto antes”, explica Henrique Castilho, superintendente da Sudecap.

Somente nos contratos das Sudecap, 1.368 trabalhadores estão executando os serviços – que prosseguiram durante o Carnaval nas vias onde não havia trajetos de blocos. Cerca de 405 equipamentos e máquinas, entre caminhões, escavadeiras, retroescavadeiras, hidrojatos, etc. são utilizados na execução dos trabalhos.
 
 

Veja alguns dos trabalhos concluídos nas nove regionais

Barreiro
- Rua Alcindo Vieira, 60, Barreiro.
- Rua Amílcar Quintela, Diamante.
 
Oeste
- Avenida Silva Lobo, 760.
- Avenida Barão Homem de Melo, 23.
 
Pampulha
- Avenida Sebastião de Brito (toda extensão).
 
Norte
- Avenida Risoleta Neves (ao lado da estação 1° de Maio).
- Rua Sacramentina, 211, Planalto.
 
Noroeste
- Rua Passa Quatro, 498, Caiçara.
- Rua Osmário Soares, 73, Dom Bosco.

Nordeste
- Rua Geraldo Barreto Maia, esquina com rua Paranavaí, 323, Ribeiro de Abreu.
- Ruas dos Moreiras, Beija-Flor.
 
Venda Nova
- Avenida Vilarinho, esquina com Doutor Álvaro Camargos.
- Rua Ana Alvarenga, 321, Céu Azul.
 
Leste
- Avenida dos Andradas entre rua Itaguá e Ponte Caetano Furquim, Santa Efigênia.
- Rua Conde D’Eu, Vera Cruz.
 
Centro-Sul
- Rua Patagônia com Groenlândia, Sion.
- Avenida Prudente de Morais.
- Rua Curitiba esquina com Santos Dummont.