Pular para o conteúdo principal

Qualificação de agentes da Guarda Municipal
Nelson Martins/PBH

PBH investe na qualificação de agentes da Guarda Municipal

criado em - atualizado em

As mais de 180 pessoas nomeadas em julho para a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte participarão do curso de formação na primeira semana de setembro.  O curso de formação terá carga horária de 1.200 horas e seguirá as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que em sua matriz curricular exige que cada agente tenha no mínimo um total de 40 horas aulas nas disciplinas de primeiro socorros e atendimento médico pré-hospitalar.

 

Até dezembro, serão nomeados mais 171 agentes, totalizando 500 novos guardas civis municipais, conforme vagas ofertadas no Edital 01/2019, aumentando em aproximadamente 25% o quadro efetivo da GCM.

 

Formação

 

A atenção à formação dos agentes é um investimento feito pela PBH. A Guarda Municipal possui um efetivo de 2.039 servidores e todos os agentes precisam frequentar as salas de aula para atualizar conteúdos e repetir procedimentos básicos, que incluem técnicas de primeiros socorros e atendimentos pré-hospitalares.

 

O resultado deste investimento pode ser percebido nas ações da GCM. Na última segunda-feira (3), o salvamento de um bebê de três meses, que estava engasgado e desacordado, foi possível graças à utilização dos conhecimentos adquiridos. Os guardas agiram rapidamente e conseguiram reestabelecer os sinais vitais da criança, que foi posteriormente encaminhada ao Hospital Odilon Behrens, onde passa bem.

 

Segundo o Guarda Civil Luiz Santos, graduado em enfermagem, a qualificação é fundamental para o apoio a população nas ocorrências do dia-dia e também em grandes eventos. “Nossa cidade recebe eventos importantes como o Arraial de Belo Horizonte, Virada Cultural, carnaval e outros eventos com um grande número de participantes, dessa forma, cada agente da Guarda Municipal é instruído para apoiar a população até a chegada de equipes médicas especializadas”, disse.