Pular para o conteúdo principal

PBH investe em promoção à saúde e prevenção às infecções sexuais durante a folia
Foto: PBH/Divulgação

PBH investe em promoção à saúde e prevenção às infecções sexuais durante a folia

criado em - atualizado em

Com a expectativa de receber aproximadamente 5,5 milhões de pessoas durante o Carnaval deste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte está investindo nos cuidados com a saúde sexual dos foliões. Em pontos fixos do “Posso Ajudar”, que ficarão na Rua Tamoios com Rua Rio de Janeiro e na Rua da Bahia com Rua Santos Dumont, no hipercentro da capital, a Secretaria Municipal de Saúde distribuirá preservativos, gel lubrificante, autotestes HIV e folders com informações sobre prevenção e serviços da rede SUS-BH. A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde com a BHTrans e a Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob).

 

Os grupos de arte mobilizadores, técnicos e redutores de danos do Programa BH de Mãos Dadas Contra a Aids atuarão nos pontos fixos, com ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os blocos também auxiliarão nas ações de prevenção, distribuindo os preservativos aos foliões durante os desfiles.

 

Além disso, durante todo o ano, a Prefeitura oferece testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os exames são realizados em um tempo médio de 20 minutos, por profissionais da Saúde, que também orientam sobre as formas de profilaxia e cuidados com a saúde sexual. Os testes podem ser feitos, em dias úteis, nos centros de saúde ou nos seguintes locais:

 

- CTA Hipercentro Shopping Caetés: Rua Caetés, 466, Piso Caetés, Centro;
- CTA SAE Sagrada Família: Rua Joaquim Felício, 141, Sagrada Família;
- CTR-DIP Orestes Diniz: Alameda Vereador Álvaro Celso, 241, Santa Efigênia;
- URS Centro-Sul: Rua Paraíba, 890, Funcionários.

 

O município também oferece a Profilaxia Pós-Exposição de risco ao HIV (PEP), que deve ser utilizada em situações de relação sexual consentida desprotegida, em casos de rompimento do preservativo, exposição acidental a material biológico e violência sexual.

 

A PEP pode ser solicitada nas UPAs aos finais de semana, feriados e dias úteis, preferencialmente, após as 17h.

 

Já em dias úteis a retirada pode ser feita, de 7h às 17h, no CTA SAE Sagrada Família, CTR-DIP Orestes Diniz ou URS Centro-Sul.