Pular para o conteúdo principal

PBH investe em miniflorestas para fortalecer o ecossistema em espaço urbano
Foto: Divulgação/PBH

PBH investe em miniflorestas para fortalecer o ecossistema em espaço urbano

criado em - atualizado em

Como mais uma forma de fortalecer o ecossistema em grandes espaços urbanos da capital, a Prefeitura de Belo Horizonte tem implantado miniflorestas.  Com plantios mais adensados, o objetivo é criar ilhas de biodiversidade em áreas pouco vegetadas, além de novos espaços de resfriamento, tornando a cidade mais sustentável.

A cidade conta, atualmente, com cinco sistemas nesse formato, com o plantio de mais de 1.700 novas árvores. Antes das intervenções, as áreas eram degradadas e utilizadas como bota-fora. Por meio de ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os empreendimentos interessados ficam responsáveis pela aquisição, implantação e manutenção das mudas por um prazo pré-estabelecido por meio de condicionantes previstas em licenciamento, melhorando a qualidade de vida da comunidade que vive no entorno. 

Para o secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Lana Pimenta, a iniciativa resgata os serviços ambientais das áreas contempladas. "As miniflorestas são mais um esforço da SMMA na criação de estratégias que ampliem as áreas verdes vegetadas do município. O objetivo final é disponibilizar para a população uma maior oferta de locais, aumentando a qualidade de vida de quem transita nessas áreas", ressalta. 

As florestas nativas em áreas reduzidas são uma resposta solucionadora aos desafios ambientais nas grandes cidades. Elas atraem insetos, novas espécies de plantas, resgata serviços ambientais, restaura e preserva recursos hídricos, entre outros benefícios. Além disso, elas podem contribuir com a retenção de carbono, contribuindo para o enfrentamento das mudanças climáticas e adaptação do espaço ao aumento das temperaturas.

 

Confira os locais que possuem miniflorestas em Belo Horizonte:
 

- Rua 50, Bairro Novo Aarão Reis; 
- Espaço Vitrine, Bairro Ribeiro de Abreu;
- Rotatória da Lagoinha, Bairro da Lagoinha; 
- Trecho entre a Avenida Fazenda Velha e a Rua Dezessete,  Jardim Felicidade;
- Parque Vila Pinho, Bairro Castanheira II.