Pular para o conteúdo principal

PBH intensifica ações no período chuvoso contra proliferação do Aedes aegypti
Foto: Divulgação/PBH

PBH intensifica ações no período chuvoso contra proliferação do Aedes aegypti

criado em - atualizado em

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Belo Horizonte intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti com vistorias em imóveis da capital. Em 2022, os Agentes de Combate à Endemias já realizaram mais de 3,7 milhões de visitas, quando foram verificadas a existência de focos do mosquito, repassadas orientações para eliminação de objetos que possam acumular água e aplicação de biolarvicidas nos recipientes.

No período chuvoso é fundamental que a população reforce os cuidados para evitar e eliminar locais que acumulam água e possam se tornar focos do mosquito. 

Seguem cuidados básicos para combater o Aedes aegytpi:

• Retirar os pratinhos de plantas;
• Acondicionar o lixo em saco plástico e mantê-lo em lixeira tampada até o dia de recolhimento feito pelo Serviço de Limpeza Urbana;
• Manter a caixa d’água vedada, sem deixar frestas;
• Realizar a limpeza das calhas e remover folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento da água;
• Entregar os pneus ao Serviço de Limpeza Urbana ou mantê-los em local coberto;
• Tratar a piscina com cloro e limpar uma vez por semana;
• Manter o quintal sempre limpo e livre de qualquer material que possa se tornar foco do Aedes aegypti. 

Além das vistorias de rotina, os Agentes de Combate a Endemias também fazem ações motivadas por denúncias e pedidos dos cidadãos. A solicitação deve ser feita pelo Portal de Serviços ou pelo PBH APP. Em 2022, foram mais de 700 vistorias em atendimento às solicitações dos moradores da capital. 

A PBH também realiza mutirões de limpeza para combater a dengue, zika e chikungunya. Somente neste ano, de janeiro até o final da primeira quinzena de novembro, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) já recolheu 301 toneladas de resíduos, em 114 ações de limpeza, que demandaram 192 viagens de caminhão até o aterro sanitário de Macaúbas, em Sabará.