Pular para o conteúdo principal

PBH estende estações de bicicletas elétricas para a Pampulha
Foto: PBH/Divulgação

PBH instala três estações de bicicletas elétricas na região da Pampulha

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte instalou três estações de compartilhamento de bicicletas 100% elétricas na região da Pampulha. Os equipamentos estão localizados na Av. Santa Rosa, 556, na Av. Presidente Antônio Carlos, ao lado da portaria da UFMG, e na Praça Alberto Dalva Simão (Av. Santa Rosa, 842).

Além destas estações, mais de 60 bicicletas elétricas chegaram a Belo Horizonte nesta semana, contabilizando cerca de 200 bikes no sistema municipal. No final da implementação de todo o projeto, a cidade terá 500 bicicletas elétricas e 50 estações.

O sistema de compartilhamento de bicicletas na cidade conta com diferencial por ser inteiramente elétrico, sendo um dos únicos da América Latina.  Ele oferece a estrutura completa para os usuários: acesso a informações, cadastramento dos ciclistas e retirada e devolução das bikes em estações fixas.

Os equipamentos possuem autonomia de funcionamento de 100 km e são equipados com tecnologia de estações de carregamento, garantindo que estejam sempre disponíveis para cobrir vários trajetos de deslocamento. Além disso, os ciclistas são beneficiados com uma bicicleta elétrica que proporciona deslocamentos mais longos e por relevos mais acidentados, como o da capital, exigindo menor esforço de quem pedala.

Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas foram inauguradas pela Prefeitura de Belo Horizonte em setembro de 2023 com 10 estações de compartilhamento e 100 bicicletas elétricas, que estão distribuídas na área central da cidade e na Savassi. Os locais foram definidos em função da conexão com o transporte coletivo, estações do Move e metrô, com ciclovias existentes e onde há demanda da população. A iniciativa resultou de uma parceria da PHB com a empresa Tembici e tem o patrocínio da universidade Estácio.

Como usar as bicicletas

Para começar a pedalar, basta baixar o aplicativo Tembici, fazer um cadastro, selecionar a cidade de Belo Horizonte e adquirir um plano. Após isso, as bikes podem ser desbloqueadas por QR Code. Ao finalizar o uso, a bicicleta precisará ser devolvida obrigatoriamente em uma das estações.